Brasil aprofunda cooperação em ciência e tecnologia com Argentina

Ministra de CT&I, Luciana Santos integra a comitiva do presidente Lula e tem reuniões com o chefe da pasta da Argentina com objetivo de aprofundar relações na área.

Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. Foto: Wesley Sousa/MCTI

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, participa na Argentina de agendas para aprofundar relação e cooperação em ciência e tecnologia, aproximando os dois país com acordos para desenvolver políticas para o setor.

Nesta segunda-feira (23), em Buenos Aires, a ministra se encontra com o ministro de Ciência e Tecnologia argentino Daniel Filmus. Durante o encontro, serão abordados temas prioritários da cooperação.

Na ocasião, a ministra Luciana Santos assina dois instrumentos que fortalecem a parceria entre Brasil e Argentina: o Memorando sobre Cooperação em Ciência Oceânica e o Programa Binacional de Cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação.

A Argentina está entre as prioridades de cooperação internacional no âmbito da ciência, tecnologia e inovação, e a assinatura dos atos ocorre em um esforço de relançamento das relações bilaterais no mais alto nível, após período de distanciamento entre os dois governos.

O Memorando busca estabelecer a cooperação em ciência oceânica por meio de pesquisas conjuntas, desenvolvimento de novas tecnologias relacionadas ao meio ambiente, capacitação profissional e troca de informações sobre leis, regulamentos e operações realizadas em instalações científicas em águas jurisdicionais.

Já o Programa Binacional define as oito áreas prioritárias para aprofundar a cooperação científica: biotecnologia, ciências espaciais, pesquisas nucleares, ciências do mar e Antártica, transição energética e ambiente, tecnologias da informação e comunicações, pesquisa em saúde e nanotecnologia.

Os presidentes dos dois país assinam acordo de cooperação logística e de desenvolvimento nas áreas de ciência e tecnologia voltados à Antártida, onde o Brasil mantém uma base militar. A primeira viagem de Lula ao exterior marca prioridade para integração continental.

Além da ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, faz parte da comitiva ministerial de Lula, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo, o ministro de Relações Exteriores, chanceler Mauro Vieira e a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Antes de retornar ao Brasil na próxima quarta-feira (25), o presidente Lula e a delegação ministerial seguem para o Uruguai para uma agenda com o presidente Luis Alberto Lacalle Pou.

Com informações da Ascom MCTI

Autor