Vinte torres de energia foram alvo de atentados

As torres de transmissão de energia entraram na mira dos golpistas após os atentados de 8 de janeiro; são 16 torres danificadas e 4 derrubadas.

Torre derrubada em Rondônia. Foto: Aneel

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou balanço em que revela que 16 torres de energia foram danificadas e 4 derrubas em janeiro após os ataques bolsonaristas em 8 de janeiro em Brasília. O Ministério da Justiça e Polícia Federal, com apoio das empresas de energia, investigam caso a caso a relação dos ataques golpistas com os atos de vandalismo contra as torres de transmissão.

O indício para a responsabilização pelos crimes contra o sistema elétrico acontece, pois, horas depois dos ataques em Brasília, circulava em grupos de mensagens bolsonaristas a organização para os atentados que também visavam novos bloqueios em rodovias e em refinarias de petróleo.

O balanço da Aneel indica que:

  • Três torres foram derrubadas em Rondônia e outras seis danificadas;
  • Uma torre derrubada no Paraná e seis danificadas;
  • Três torres danificas em São Paulo;
  • Uma torre danifica no Mato Grosso.

As torres que foram danificadas tiveram cabos rompidos, estruturas retorcidas e cabos de sustentação cortados. Parte desses danos ocorreram, nos casos de Rondônia e Paraná, pela derrubada de uma ou mais torres que atingiram outras causando os prejuízos.

Em comunicado, a Aneel informou trabalha em conjunto com outros órgãos, como a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para reforçar a segurança e evitar interrupção no fornecimento de eletricidade.

“A robustez do sistema aliada ao monitoramento frequente das instalações de transmissão e à vigilância das transmissoras tem apresentado resultados favoráveis no sentido de antecipar avarias nas torres e corrigir os danos sem ocasionar quedas das torres”, destacou o texto.

*Com informações da Agência Brasil