Em Portugal, Lula discursará na comemoração da Revolução dos Cravos

Será a primeira vez que um chefe de estado estrangeiro discursará no Parlamento português no dia 25 de abril.

residente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante encontro com o chanceler de Portugal, João Gomes Cravinho. Palácio do Planalto, Brasília - DF. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O dia 25 de abril é uma das datas mais importantes de Portugal. No dia, que é feriado nacional, se comemora a Revolução dos Cravos, movimento que colocou fim ao período ditatorial no país. Neste ano, quando será celebrado os 49 anos da revolução, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva irá discursar na Assembleia da República de Portugal, sendo o primeiro chefe de estado estrangeiro a realizar o feito no parlamento na data.

O anúncio da participação de Lula aconteceu no último dia 23, quando o ministro dos Negócios Estrangeiros português, João Cravinho, foi recebido pelo presidente no Palácio Itamaraty, em Brasília.

A viagem de Cravinho foi também para conduzir os detalhes da viagem que inclui o encontro Cimeira Brasil-Portugal, entre 22 e 25 de abril, em Lisboa. O evento, que não acontece desde 2016, serve para ampliar a cooperação bilateral entre os países em diversos setores.

Na viagem Lula ainda entregará o Prêmio Camões de literatura a Chico Buarque. A premiação foi concedida em 2019, porém o ex-presidente Jair Bolsonaro se negou a chancelar a condecoração que depende da anuência dos presidentes do Brasil e de Portugal.