SP ganha museu dedicado exclusivamente à vacina

Novo equipamento cultural do Instituto Butantan, Museu da Vacina será inaugurado nesta quarta (8).

Secretaria da Saúde de SP inaugura Museu da Vacina e lança campanha “Vacina 100 Dúvidas” | Foto: Reprodução/Butantan

A cidade de São Paulo ganha primeiro museu dedicado exclusivamente à vacina: o Museu da Vacina. O novo equipamento cultural faz parte do Parque da Ciência do Instituto Butantan, principal produtor de vacinas e soros da América Latina, e será aberto ao público nesta quarta-feira (8).

O objetivo do espaço é instigar o interesse pela ciência e pesquisa a partir da história da imunização no Brasil e no mundo, reforçando sua importância.

Segundo o biólogo e diretor cultural do Butantan, Giuseppe Puorto, o local “tem a função básica de mostrar o que é a vacina, como ela foi feita, como foi descoberta, a sua importância, a importância da vacinação e como ela pode controlar diferentes doenças que afetam a humanidade”.

O Museu da Vacina trará uma exposição permanente com tecnologia de ponta para transmitir informações sobre as vacinas e a cronologia do seu desenvolvimento, além da importância delas para a saúde pública. Tudo isso por meio de educação informal e lúdica, de forma que consiga dialogar principalmente com crianças e adolescentes. O objetivo é apresentar conteúdos imersivos em uma experiência marcante para os visitantes.

A ideia do Museu da Vacina surgiu em 2018 e sofreu uma pausa durante a pandemia. “Fizemos uma atividade aqui sobre os 100 anos da gripe espanhola e foi uma atividade de divulgação para mostrar a importância da vacinação”, relembra Giuseppe Puorto.

Localizado na Casa Rosa, uma edificação histórica construída no fim do século 19, que já abrigou a sede da Fazenda Butantan e foi a residência do primeiro diretor do instituto, o médico Vital Brazil, o Museu da Vacina é o quinto museu do Instituto Butantan, que hoje possui também o de Museu da Microbiologia, Museu Biológico, Museu Histórico e de Museu da Saúde Pública (Emílio Ribas).

A cerimônia de inauguração oficial aconteceu na manhã desta terça-feira (7), através de uma ação Secretaria de Estado da Saúde.

Na ocasião, também foi lançada a campanha “Vacina 100 Dúvidas”, cuja meta é disseminar informações científicas de forma simples e didática à toda população paulista, além de trazer luz ao processo de imunização, combater as fakenews e, por consequência, estimular e ampliar a vacinação.

A campanha pretende trazer respostas a questões como por que é imprescindível tomar vacina da gripe anualmente; em quais épocas do ano estamos mais suscetíveis a certas doenças; como funcionam as vacinas, como são produzidas, entre outras.

__

Com informações de agências

Autor