Leci Brandão assume quarto mandato de deputada em SP

Cerimônia que marca abertura da 20ª legislatura da Alesp acontece nesta quarta (15), no Plenário Juscelino Kubistchek, às 15 horas.

Leci Brandão | Foto: divulgação/Alesp

Nesta quarta-feira (15), a cantora e compositora Leci Brandão toma posse na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) para mais um mandato de quatro anos. Eleita pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Leci inicia também seu quarto mandato na casa. A cerimônia, que marca abertura da 20ª legislatura da Alesp acontece no Plenário Juscelino Kubistchek, às 15 horas.

“É uma emoção muito grande tomar posse da mandata na qual vocês me elegeram. Representar o povo de São Paulo pela terceira vez é uma honra!”, escreveu Leci nas redes sociais.

Ao todo, serão empossados os 94 parlamentares eleitos e diplomados pela Justiça Eleitoral. Desses, 55 já estão em exercício na atual legislatura, que está no fim, e foram reeleitos para mais quatro anos. Outros 32 assumem pela primeira vez.

Nessa nova legislatura a maior bancada ficará com o PL, que elegeu 19 deputados. Com um deputado a menos (18), o PT aparece em segundo, e a terceira maior bancada é do PSDB (9 eleitos). Os outros 48 deputados eleitos estão divididos entre 14 partidos. Das 94 cadeiras, 76 serão ocupadas por brancos e 18, por negros. No quesito gênero, são 25 mulheres, seis a mais do que em 2018.

Leci Brandão

A militância social marca a trajetória de Leci Brandão que sempre apoiou movimentos sociais e cantou para mobilizações de sindicatos, movimentos de negros e negras, pela reforma agrária, democratização, mulheres, estudantes, segmento LGBTQIA+, entre outros.

Tomar partido dessas bandeiras custou a Leci alguns anos fora de gravadoras que se recusaram a aceitar suas letras de cunho social. Sem abrir mão do histórico de combate à desigualdade, Leci alcançou 40 anos de carreira, completados em 2015.

Frente a frente com o desafio de se tornar deputada estadual por São Paulo, estado em que vive há quase 30 anos, Leci Brandão reafirma o compromisso com o combate à injustiça social e defende uma plataforma de trabalho inclusiva com ações que promovam a igualdade e a melhoria da autoestima do povo paulista.

Serviço
Posse dos deputados estaduais da 20ª legislatura do Estado de São Paulo  
Data: 15 de março
Horário: 15 horas
Local: Plenário Juscelino Kubitschek (Assembleia Legislativa/SP – Av. Pedro Álvares Cabral, 201)
A cerimônia será transmitida ao vivo pela TV Alesp e Youtube da Alesp

Autor