Lula se aproxima de militares e deve ir a formaturas, diz jornal

Presidente recebe prioridades das Forças Armadas, terá agendas em formaturas de militares e visitas ao Programa de Submarinos e à linha de produção dos caças Gripen

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante chegada para o almoço com Almirantado do Comando da Marinha. Comando da Marinha – Esplanada dos Ministérios, Bloco N, Brasília - DF. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Lula tem pautado uma série de ações que o aproximam da Forças Armadas e que servirão para desmistificar que exista apoio incondicional da caserna ao ex-presidente Bolsonaro.

Como informa o jornal O Globo, Lula almoçou na última quarta-feira (15) com oficiais da Marinha e já alinhou os próximos investimentos que fará em todas as Forças.

O presidente, inclusive, destacou o vice-presidente Geraldo Alckmin que se encontrou com o comandante do Exército, Tomás Paiva, e o chefe do Estado-Maior da Força, general Valério Stumpf, para debater projetos apresentados por eles. Alckmin ainda se encontrará com os comandantes da Aeronáutica e da Marinha.

O ministro da Defesa, José Múcio, tem atuado nessa interlocução e vem destacando o caráter legalista das Forças, independente de predileções.

Nesse sentido, um passo importante foi dado pela Marinha que já estabeleceu que militares da ativa não devem estar filiados a partidos políticos. Os que ainda estiverem tem um prazo de 90 dias para se desfiliarem, em cumprimento da Constituição.

Em paralelo o governo planeja disciplinar a área com uma legislação que indique que militares possam concorrer nas eleições somente se passarem para a reserva ou saírem das Forças. O texto deverá passar pelo Congresso Nacional.

Formaturas e visitas

O presidente também deverá comparecer a formaturas de militares como forma de se aproximar da base dos quarteis, indica o jornal. Além disso, Lula irá visitar o Programa de Submarinos (Prosub), em Itaguaí (RJ), criado em 2008 em seu segundo governo. O programa deve criar cinco submarinos em parceria com a França, sendo um dele de propulsão nuclear.

Outra visita será na nova linha de produção dos caças Gripen na Embraer, em Gavião Peixoto (SP), onde parte dos 36 caças comprados da sueca Saab serão feitos. Fora isso, o orçamento destinado à Defesa pelo governo destina R$ 8,66 bilhões para investimentos, incluindo mais 5 caças, 92 blindados e os submarinos.

Autor