Governo estabelece aumento gradual do percentual de biodiesel no diesel

Em reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) com Lula ficou decidido o calendário de aumento da mistura que já passa a ser de 12% de biodiesel em abril

Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Lula participou nesta sexta-feira (17) da reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) que deliberou o aumento gradual da porcentagem de biodiesel misturada ao diesel. Com isso, o governo reforça o compromisso socioambiental pregado durante a campanha no sentido de adotar medidas que visam reduzir a pegada de carbono.

Atualmente em 10% da composição do diesel, agora o biodiesel terá um aumento gradual até 2026. No mês de abril já passa a corresponder a 12% da mistura. Em abril de 2024, 13%, depois de um ano 14% até chegar em 15% em 2026.

De acordo com a Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio), o índice de 15% já deveria ser praticado neste ano. No entanto, o rebaixamento do percentual de mistura ficou no patamar encontrado devido ao aumento do preço do óleo de soja, uma das principais matérias-primas do biodiesel.

O preço aumentou com o avanço da guerra entre Ucrânia e Rússia e manter a mistura com alto teor de biodiesel encareceria o combustível nos últimos tempos.

A estimativa é de que para cada ponto percentual que suba de biodiesel na mistura seja aumentado um centavo no preço do diesel, ou seja, o combustível deve aumentar em 2 centavos em abril, apontou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Ele também indicou que o cronograma de mistura até 2026 está calcado nas tendências internacionais.