Viagem de Lula à China pode ocorrer em 11 de abril

Presidente pediu para que a viagem fosse remarcada para ser realizada entre 11 e 14 de abril

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O governo tenta marcar uma nova data para a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China. A sugestão de Lula em contato com o governo chinês é para que seja realizada entre 11 e 14 de abril. Ainda não há confirmação das datas.

A ideia é que o embarque ocorra dia 11 no Brasil e que Lula se encontre com o presidente chinês, Xi Jinping, no dia 13.

A novidade é que Lula convidou o presidente do Senado Rodrigo Pacheco para integrar a comitiva da viagem.

Remarcação

Inicialmente agendada para o embarque no Brasil ocorrer no dia 25 de março, Lula remarcou a viagem para o dia seguinte e depois a desmarcou em decorrência de uma pneumonia leve.

Nota divulgada no sábado (25), assinada pela médica Ana Helena Germoglio, diz que o presidente foi diagnosticado com broncopneumonia bacteriana e viral por influenza A, sendo iniciado tratamento.

A viagem é estratégica para ao governo e mais de 20 acordos nos ramos de tecnologia, turismo, exportações e medidas para o combate à fome devem ser assinados entre Lula e Xi Jinping. A situação da guerra entre Ucrânia e Rússia também deve ser tema, uma vez que o presidente brasileiro visa buscar acordos para colocar fim ao combate e a China tem se posicionado como uma das principais parceiras da Rússia.

Autor