Crime em Blumenau: nova tragédia em ambiente escolar choca o Brasil

Quatro crianças foram brutalmente mortas em creche na cidade de Blumenau, em Santa Catarina. Presidente Lula se solidariza com famílias e chama crime de “monstruosidade”

Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros de Santa Catarina

Mais um crime brutal ocorrido em instituição de ensino, em meio a um ambiente marcado pelo discurso de ódio, voltou a chocar o Brasil na manhã desta quarta-feira (5). Um homem invadiu uma creche em Blumenau (SC) e matou quatro crianças a golpes de machadinha. As vítimas são três meninos e uma menina, com idade entre 4 e 7 anos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se manifestou, classificando o ato como “monstruosidade”.

“Não há dor maior que a de uma família que perde seus filhos ou netos, ainda mais em um ato de violência contra crianças inocentes e indefesas. Meus sentimentos e preces para as famílias das vítimas e comunidade de Blumenau diante da monstruosidade ocorrida na creche Bom Pastor”, disse o presidente, pelas redes sociais. “Para qualquer ser humano que tenha o sentimento cristão, uma tragédia como essa é inaceitável, um comportamento, um ato absurdo de ódio e covardia como esse”, completou. 

Também pelas redes sociais, o ministro da Educação, Camilo Santana, declarou que está acompanhando o caso e já fez contato com o governador, Jorginho Mello. “Recebemos chocados a informação do ataque a uma creche em Santa Catarina, vitimando crianças indefesas e provocando uma dor imensurável às famílias e angústia à população. Minha solidariedade a todos diante dessa tragédia, que comove o país”, disse. 

As vítimas são: Bernardo Cunha Machado, 5 anos; Bernardo Pabest da Cunha, 4 anos; Larissa Maia Toldo, 7 anos e Enzo Marchesin Barbosa, 4 anos. O governo do estado de Santa Catarina decretou luto de três dias. 

No ataque, outras quatro crianças foram feridas e estão internadas, nenhuma em estado grave, de acordo com o Hospital Santo Antônio, para onde elas foram levadas. Uma professora relatou ter trancado a sala onde ficam os bebês para protegê-los durante o ataque. 

Leia também: A violência nas escolas é o reflexo da violência no país

Segundo as informações obtidas até o momento, não se sabe ainda a motivação do crime. O assassino, de 25 anos, teria chegado em uma moto, pulado o muro da creche particular Cantinho Bom Pastor e escolhido as vítimas aleatoriamente. Após os ataques, ele se entregou à polícia, mas permaneceu calado. O suspeito, conforme informações da Polícia Civil, tem passagens por porte de drogas, lesão e dano. 

O crime de Blumenau é mais um caso brutal de violência ocorrido em ambiente escolar. Desde 2011, o Brasil teve ao menos outros 12 ataques a escolas e creches, a grande maioria, nove, ocorrida entre 2019 e 2022. Antes deste, o mais recente ocorreu no final de março, quando uma professora foi morta e outras três ficaram feridas após ataque a faca desferido por um aluno de 13 anos na Escola Estadual Thomazia Montoro, em São Paulo.