População é contra a privatização da Sabesp, segundo Datafolha

Maioria dos moradores de São Paulo (53%) são contrários ao projeto de privatização da Companhia de Saneamento Básico do Estado de SP – Sabesp encabeçado por Tarcísio

Protesto contra a privatização dos serviços de água, saneamento e energia realizado pelo Sintaema, CTB e demais sindicatos e movimentos sociais. Fonte: Sintaema

Pesquisa Datafolha divulgada no domingo (9) aponta que 53% dos moradores de São Paulo são contra a privatização da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), enquanto 40% dizem ser a favor, 6% não sabem e 1% se diz indiferente.

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) tem na privatização da Companhia uma de suas principais promessas de campanha e pretende levar a ideia até as últimas consequências para realizá-la, em total descompromisso com o que pensa a sociedade, especialistas na área e o exemplo de cidades ao redor do mundo que reestatizaram os serviços de água e esgoto.

No recorte por gênero a rejeição também é maior que a aprovação. Entre as mulheres 53% são contra, 38% a favor, 2% indiferente e 8% não sabem. Entre os homens 53% são contra, 43% a favor, 1% indiferente e 3% não sabem.

No recorte por faixa etária a posição contrária à privatização da Companhia também é superior nas faixas entre 16 a 24 anos (55%), 25 a 34 anos (55%), 45 a 59 anos (53%) e 60 anos ou mais (53%). Somente entre 35 a 44 anos há empate entre quem é contrário e os que são a favor com 48% para cada lado.

Leia também: Resistência à privatização da Sabesp deve partir das pequenas cidades paulistas

No recorte de escolaridade também a maioria é contrária. Entre quem possui o ensino fundamental 47% são contra e  44% a favor; ensino médio 54% contrários e 38% a favor; e ensino superior 56% contra e 41% a favor.

No recorte por renda a desaprovação à medida se manifesta no mesmo sentido em todas as faixas. Entre famílias que recebem até 2 salários mínimos (sm) 55% são favoráveis e 41 contra; entre 2 e 5 sm 56% contrários e 38% a favor; entre 5 e 10 sm 50% contra e 47% a favor; mais de 10 sm 55% contrários e 41% a favor.

O Datafolha se deteve a pesquisar a aprovação da medida combinada com as pesquisas de aprovação do governo Tarcísio e do presidente Lula.

Nesse sentido é constatado o previsível. Os que desaprovam o governo Tarcísio – o classificam como Ruim/Péssimo – são massivamente contrários à privatização da Sabesp: 67%.  Já quem classifica como Ótimo/Bom aprova a medida com 48% favoráveis, mas os contrários ficam próximos com 46%.

Em relação à aprovação de Lula segue o mesmo sentido. Os que classificam o governo como Ruim/Péssimo são maioria no entendimento que a privatização é necessária 55%. Por outro lado quem classifica o governo Lula como Ótimo/Bom é avesso à privatização: 62% que são contra.

Apesar de quase a totalidade dos recortes indicar contrariedade à privatização, os entrevistados quando perguntados se os serviços da Companhia, em uma eventual privatização, seriam melhor, igual ou pior do que hoje, o resultado revela que a maior parcela acredita que a qualidade aumentaria. Nesse caso, os entrevistados acreditam:  24% que o serviço seria muito melhor; 25% um pouco melhor; 17% igual; 10% um pouco pior; 14% muito pior; 11% não sabem.

A pesquisa Datafolha foi realizada entre os dias 3 e 5 de abril de 2023, com 1.806 entrevistas em todas as regiões do estado de São Paulo, distribuídas em 65 municípios. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.

Autor