PF faz busca e apreensão na casa de Bolsonaro e prende ajudante de ordem

Polícia Federal deflagra, nesta quarta-feira (3), Operação Venire que cumpre 16 mandados de busca e apreensão em Brasília e Rio de Janeiro.

A Polícia Federal (PF) cumpriu, na manhã desta quarta (3), mandado de prisão contra o ajudante de ordem do ex-presidente Jair Bolsonaro, o tenente-coronel Mauro Cid. A PF também faz busca em endereço de Bolsonaro.

Os agentes cumprem 16 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão preventiva em Brasília e no Rio de Janeiro.

A inclusão dos dados falsos beneficiou o grupo que conseguiu emitir certificados de vacinação, burlando restrições sanitárias impostas pelos governos do Brasil e Estados Unidos.

Estão presos os ex-ajudantes de ordem de Bolsonaro, Mauro Cid e Sérgio Cordeiro (também era segurança do ex-presidente). Ambos viajaram para os Estados Unidos após a derrota nas eleições de 2022. Além deles, também estão presos Marcelo Câmara e Max Guilherme, ex-assessores de Jair Bolsonaro.

A Operação Venire foi deflagrada para investigar um grupo suspeito de inserir dados falsos de vacinação contra a Covid-19, entre novembro de 2021 e dezembro de 2022, nos sistemas SI-PNI e RNDS, do Ministério da Saúde.

Segundo as apurações da PF, o objetivo do grupo seria “manter o elemento identitário em relação a suas pautas ideológicas, no caso, sustentar o discurso voltado aos ataques à vacinação contra a Covid-19”.

O nome da operação, Venire, significa “vir contra seus próprios atos”, “ninguém pode comportar-se contra seus próprios atos”.

Autor