Pesquisa mostra que 56% da população está otimista com futuro do país

Promovida desde 2020 pelo Instituto Ipsos, a pesquisa “What Worries the World” revelou que seis em cada 10 brasileiros se declaram satisfeitos com o rumo que o país está trilhando.

Foto: André Coelho/Bloomberg

Promovida e executada pelo Instituto Ipsos, a pesquisa “What Worries the World” (O que Preocupa o Mundo), realizada em 29 países e ouvindo 20.570 pessoas, revelou que seis em cada 10 brasileiros se declaram satisfeitos com o rumo que o país está trilhando.

No Brasil, 56% dos entrevistados acreditam que o país está no rumo certo, enquanto 44% entendem que ele está indo no rumo errado. O sentimento positivo dos brasileiros com relação ao futuro do país pode ser atribuído ao fim da pandemia da Covid-19 e ao novo governo. Ainda que a pandemia não tenha sido totalmente erradicada, seu impacto é infinitamente menor do que nos últimos três anos. Esse sentimento de fim da pandemia, ao lado do novo governo, reforça a percepção de melhora.

“As pessoas estão vendo este momento como o encerramento de um capítulo extremamente desafiador em nossa história. Ainda que a pandemia da Covid-19 não tenha sido totalmente erradicada, seu impacto é infinitamente menor do que nos últimos três anos. Esse sentimento de fim da pandemia, ao lado do novo governo, reforça a percepção de que o país está melhorando”, diz Marcos Calliari, CEO da Ipsos no Brasil.

Entre os países pesquisados, o Peru é o país onde a maioria dos entrevistados (90%) está insatisfeita com o rumo que o país está tomando. África do Sul (88%) e Argentina (86%) aparecem na sequência. Já Singapura é o país mais otimista do ranking, com 79% dos participantes acreditando que a nação está na direção certa. Indonésia (77%) e Malásia (72%) completam o topo da lista.

Por outro lado, o país mais otimista do ranking é Singapura, onde 79% dos participantes acreditam que a nação está na direção certa. Indonésia (77%) e Malásia (72%), completam o topo da lista. A inflação foi citada como o tema mais preocupante a nível global. 43% dos 29 países acreditam que a inflação é a questão que mais preocupa sua nação atualmente.

A pesquisa também revelou as principais preocupações dos países. A inflação foi citada como o tema mais preocupante a nível global por 43% dos entrevistados. Em segundo lugar, com 31%, vem a pobreza e a desigualdade social. Em terceiro lugar, com 26%, estão o crime e a violência. No Brasil, a maior preocupação da população é com a pobreza e a desigualdade social (43%). Saúde (37%), crime e violência (32%) e corrupção (30%) aparecem em primeiro lugar.

A pesquisa “What Worries the World” foi realizada de forma on-line, com 20.570 entrevistados, sendo mil brasileiros, com idade entre 16 e 74 anos de 29 países, entre os dias 20 de janeiro e 03 de fevereiro de 2023. A margem de erro para o Brasil é de 3,5 pontos percentuais.

Leia a íntegra aqui.

Autor