A curiosa história dos irmãos de Lênin

Dois oito irmãos Ulianov, dois morreram na infância. Outros seis chegaram à vida adulta, e muitos militaram.

Foto da família Ulianov mostra Lênin, ainda criança, entre os pais e irmãos

A história foi lembrada há poucos dias pelo site Russia Beyond. Sem filhos, Vladímir Ulianov, o Lênin (1870-1924), um dos maiores revolucionários de todos os tempos, não deixou herdeiros diretos ao morrer. Mas uma curiosidade pouco conhecida é que o líder máximo da Revolução Russa de 1917 teve alguns irmãos militantes.

“Lênin nasceu em Simbirsk, cidade que hoje se chama Ulianovsk, em homenagem à família Ulianov, da qual proveio Lênin. Seu pai, Iliá, era um funcionário público e a família nunca teve problemas financeiros”, explica o Russia Beyond.

Dois oito irmãos Ulianov, dois – Olga e Nikolai – morreram na infância. Outros seis – Aleksandr, Anna, Dmítri, Lênin, Maria e uma segunda Olga – chegaram à vida adulta. A grande inspiração de Lênin era Aleksandr, que foi condenado à morte aos 21 anos após participar de um atentado contra a vida do imperador Alexandre 3º. Mas os dois irmãos não foram os únicos a se engajarem.

“As ideias revolucionárias provavelmente tinham se infiltrado na família Ulianov antes disso (do enforcamento de Aleksandr)”, sugere o Russia Beyond, evocando a figura de Anna Uliánova, a irmã mais velha de Lênin. “Ela foi presa pela primeira vez, em 1886, por participar de uma manifestação. Em 1887, quando Lênin entrou na Universidade de Kazan, ele também logo foi preso por atividade revolucionária e, após ser expulso da universidade, se apaixonou pela literatura comunista.”

A reportagem lembra que, além de Lênin, “Anna, Dmítri e Maria eram todos revolucionários e se tornaram ativistas do Partido Comunista”. Mas a irmã mais velha se destacava. “Anna também foi cúmplice do atentado fracassado contra a vida do imperador, pelo qual acabou condenada a cinco anos de exílio. Após, enfim, derrubar o tsar ao lado do irmão, Anna fundou o Instituto Marx-Engels-Lênin, tornando-se assim, uma de suas pesquisadoras.”

Passada a Revolução de 1917, Maria – que já havia sido presa por atividades “subversivas” –, virou dirigente do Partido Comunista e passou a integrar sua Comissão Central de Controle. Já Dmítri foi professor na Universidade Comunista – e o único dos irmãos a ter filhos Ulianov. Segundo o Russia Beyond, “há descendentes vivos dele até hoje, mas nenhum jamais considerou seguir carreira na política”.

Autor