Chega a 550 o número de réus por atos golpistas

Neste domingo, STF formou maioria para abrir ação pena contra mais 250 bolsonaristas.

Foto: Widelg

Não houve surpresas. Neste domingo, o STF (Supremo Tribunal Federal) formou maioria para abrir ação pena contra mais 250 bolsonaristas acusados de participação nos atos golpistas de 8 de janeiro, quando houve invasão e depredação da sede dos Três Poderes. Foram atingidos o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o próprio STF.

Agora, o número de réus já chega a 550, de um total de 1.390 denunciados pela PGR (Procuradoria-Geral da República). Pesam contra eles acusações de crimes como associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de estado, dano qualificado, incitação ao crime e deterioração de patrimônio tombado.

Coube ao ministro Gilmar Mendes o voto que determinou a nova leva de ações penais. Ao acompanhar a posição do relator dos processos, ministro Alexandre de Moraes, Mendes, decano do STF, deixou o placar em 6 a 1 a favor da denúncia. Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Edson Fachin e Rosa Weber também seguiram o relator. Apenas André Mendonça discordou parcialmente – ele rejeitou a denúncia contra 200 pessoas, mas votou pela aceitação de 50.

Os três votos restantes são os dos ministros Luís Roberto Barroso, Nunes Marques e Luiz Fux. O julgamento dessa leva de 250 denunciados deve terminar na segunda-feira (8), no plenário virtual do STF. Os dois julgamentos anteriores totalizaram 300 réus. Na próxima semana, inicia-se o julgamento de uma quarta leva, que inclui igualmente 250 denunciados.

Autor