Suspeito, Bolsonaro deve depor à PF semana que vem

Inquérito sobre fraude das vacinas têm cerca de 3 mil páginas e já foi disponibilizado para a defesa do ex-presidente. Expectativa é que Bolsonaro deponha à PF na próxima semana.

Foto: Reprodução

A defesa de Jair Bolsonaro recebeu da Polícia Federal (PF) o inquérito que envolve o ex-presidente e seus assessores em um esquema de manipulação de dados do Ministério da Saúde para beneficiar o grupo a fugir do país no final do mandato, em 2022.

Segundo as informações da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, o capítulo que envolve Bolsonaro contém mais de 3 mil páginas.

Intimado a depor no mesmo dia em que a PF fez busca e apreensão na sua casa, em Brasília, Bolsonaro foi orientado pela sua defesa a não comparecer. Segundo a banca de advogados, o ex-presidente não tinha acesso aos dados do inquérito.

Um dos advogados, Paulo da Cunha Bueno, chegou a comparar a intimação com uma condução coercitiva.

Segundo a coluna da jornalista, a defesa de Jair Bolsonaro já espera a nova data para que ele preste depoimento à PF e prevê que ele possa ocorrer já na semana que vem.

Bolsonaro e seus assessores são investigados por incluírem dados falsos que permitiu ao grupo conseguir emitir certificados falsos de vacinação, burlando restrições sanitárias impostas pelos governos do Brasil e dos Estados Unidos.

Ao todo são seis pessoas presas preventivamente, inclusive o ex-ajudante de ordem, o tenente-coronel Mauro Cid e Ailton Gonçalves Barros, ex-major do Exército e ex-candidato a deputado estadual pelo PL, que se autointitulava o 01 de Jair Messias Bolsonaro.

Autor