Indígenas fazem retomada de terras no Ceará

Os indígenas exigem presença imediata da Coordenação Regional Nordeste II da Fundação Nacional dos Povos Indígenas – FUNAI para que possa dar início ao processo de demarcação de suas terras.

Povo Kixará Tapuia

O Movimento Social Indígena – MSI junto com o povo indígena Kixará Tapuia de Quixeramobim Ceará, realizaram uma retomada de terra da Fazenda Normal – distrito de Uruquê – Quixeramobim Ceará, na última sexta-feira (12). O Imóvel rural tem área de 1.600 hectares, está em posse do Governo do Estado do Ceará. A área é considerada improdutiva pelo movimento “tomado de mato, sem nenhum plantio”.

Esta fazenda é parte do território ancestral do povo Kixará Tapuia, que se encontrava vivendo nas periferias da cidade de Quixeramobim. Conforme o MSI, povo Kixará Tapuia está em condições precárias de sobrevivência e sem local para praticarem suas tradições e reprodução de seu modo de vida.

O povo Kixará Tapuia é uma etnia originária do que é hoje conhecido como Sertão Central do Ceará e em virtude de seu nome  que as cidades de Quixeramobim e Quixadá tem seus nomes. Os indígenas decidiram retomar a Fazenda Normal porque precisam de terra para plantar, morar, criar e praticar seus rituais preservando seu modo de vida e protegendo a natureza.

Os indígenas exigem presença imediata da Coordenação Regional Nordeste II da Fundação Nacional dos Povos Indígenas – FUNAI para que possa dar início ao processo de demarcação de suas terras.

Secretária dos Povos Indígenas do Ceará, Juliana Alves Jenipapo, Cacika Irê do Povo Jenipapo-Kanindé, esteve em reunião com o movimento nesta segunda-feira (15). 

Íntegra da nota pública do MSI
Nessa noite do dia 12 de maio de 2023, nos indígenas que integramos o MSI (Movimento Social Indígena) junto como o Povo indígena Kixará Tapuia de Quixeramobim viemos a público informar que retomamos a fazenda Normal em Quixeramobim, que é terra ancestral do Povo Kixará Tapuia, não invadimos estamos retomando nossas terras, não somos camponeses sem terra, somos povo originário e queremos o nosso direito ancestral de poder crescer, viver e cuidar da mãe natureza, produzir alimento saudáveis e cuidar de nossos filhos dentro de nossa cultura. Portanto exigimos respeito a nossa ancestralidade e não vamos recuar. Viva a luta dos povos indígenas originários desta terra.

Lutamos pela memória de nossos ancestrais, lutamos pelo direito de viver no presente e lutamos pela garantia e sobrevivência das próximas gerações.
Diga ao Povo que avance!!!
Viva o MSI

Viva a Retomada Kixará Tapuia de Quixeramobim – Ceará.

Autor