Plataforma do Orçamento Participativo recebe 27 mil votos em três dias

Cerca de 700 novas propostas foram registradas; até 10/7, plenárias serão realizadas em todos os estados e no DF. Em Pernambuco, a plenária teve a presença da ministra Luciana Santos

Ministra |Luciana Santos participa da plenária do Plano Plurianual em Pernambuco | Foto: Diego Galba

A plataforma digital Brasil Participativo, criada com objetivo de abrir espaço para a participação da população na criação e melhoria das políticas públicas, registrou quase 700 novas propostas tecnológicas e 27 mil votos em apenas três dias de funcionamento.

A participação na plataforma é uma das três maneiras de conhecer, debater e contribuir para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027. As outras duas maneiras são as plenárias presenciais e os encontros nacionais do Fóruns Interconselhos, que acontecem até o dia 10 de julho, em todos os estados e no Distrito Federal e os encontros nacionais dos Fóruns Interconselhos, em Brasília (DF).

Luciana no PPA em Pernambuco

Na sexta-feira (12), a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) Luciana Santos (PCdoB), participou da plenária estadual do PPA em evento realizado no Centro de Convenções, em Olinda (PE). De acordo com Luciana, por determinação do presidente Lula, a elaboração do PPA será mais participativa. O plano vai apontar as prioridades do governo para os próximos quatro anos.

“Esse diálogo que o presidente Lula toma a decisão de fazer é uma espécie de orçamento participativo nacional. Ele vai ao encontro do que é intrínseco aqui ao nosso programa, porque nós somos governo popular e que procura reconstruir o país depois do tsunami que nós atravessamos nos últimos quatro anos, e com isso faz com que uma das principais bandeiras necessárias nesses tempos seja a “democracia voltou” e voltou com o povo podendo influenciar nos rumos do recursos públicos que são deles próprios.”, disse a ministra.

Veja abaixo:

A plenária do PPA em Pernambuco contou ainda com a participação dos ministros de Planejamento e Orçamento, Simonte Tebet; da Pesca e Aquicultura, André de Paula; da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo; da governadora Raquel Lyra; da vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão; parlamentares, entre outras autoridades.

As plenárias são direcionadas a representantes da sociedade civil organizada e as inscrições podem ser feitas antecipadamente na página do PPA Participativo ou presencialmente. Cada plenária foi prestigiado nos estados por diversas autoridades locais e representantes do movimento social.

O Plano Plurianual deve ser entregue ao Congresso Nacional até 31 de agosto de 2023. O público em geral pode contribuir por meio da plataforma digital Brasil Participativo, sendo necessário apenas ter o cadastro no GOV.BR. A ampla participação da população nas plenárias e na plataforma é importante para a elaboração de políticas públicas que atendam às necessidades da população de forma mais efetiva.

O próximo estado a realizar sua plenária será o Rio Grande do Norte, com data prevista para 25 de maio. Depois, o evento parte para o Ceará, no dia 26, e o Piauí fecha a agenda deste mês, com a plenária do dia 27.

__

com informações de agências

Autor