89% dos brasileiros creem em Deus; País lidera “ranking da fé”

Pesquisa do Instituto Ipsos, no âmbito do projeto “Global Religion2023”, aponta que, no Brasil, 76% seguem algum tipo de religião

Visita do papa Francisco ao Brasil, em 2013:

Os brasileiros podem não saber que moram num “país tropical”. Talvez não achem o País exatamente “bonito por natureza”. Mas provavelmente desconfiam que o Brasil é “abençoado por Deus”.

Pesquisa do Instituto Ipsos, no âmbito do projeto “Global Religion2023”, apontou que nada menos que 89% dos brasileiros creem em Deus ou em um “poder superior”. Além disso, 90% dos entrevistados afirmam que essa crença é o caminho para a superação de crises, como doenças, conflitos e desastres.

Com esses números, o Brasil lidera uma espécie de “”ranking da fé”. Dos 26 países pesquisados, apenas África do Sul (89%) e Colômbia (86%) tinham uma proporção de teístas comparável à do Brasil.

Em contrapartida, há países em que nem sequer metade da população diz crer em Deus ou em forças superiores. É o caso de Japão (19%), Coreia do Sul (33%) e Holanda (40%). No conjunto dos 26 países, a média é de 61%.

A ideia de um destino pós-morte é igualmente forte entre os brasileiros. Conforme o levantamento, 79% creem num paraíso e 66% acreditam num inferno. Eis uma possível explicação para o alto índice de religiosidade no País – 76% seguem algum tipo de credo. Entre os religiosos, 70% de declaram cristãos.  

O estudo “Global Religion2023”, realizado por meio das plataformas onlines Global Advisor da Ipsos e IndiaBus, ouviu 19.731 pessoas, em 26 países, entre os dias 20 de janeiro e 3 de fevereiro. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais.

Autor