Mais de mil denúncias de preços abusivos de combustíveis em um dia

Senacon recebeu 1.059 denúncias em formulário online; Procons de todo o país realizam mutirão para identificar que não repassou a redução de valores aos consumidores

Foto: MPPI

Em apenas um dia o canal lançado para receber denúncias sobre preços abusivos de combustíveis recebeu 1.059 acusações. A iniciativa visa combater eventuais abusos cometidos em postos que não baixaram o valor de gasolina e diesel nas bombas após a redução de preços anunciada pela Petrobras.

Dessa forma, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, disponibilizou o “Formulário de denúncia sobre irregularidades no mercado de combustíveis”.

O lançamento foi realizado na segunda-feira (22) e passou a funcionar na terça (23), computando até as 17 horas as mais de mil denúncias pelo formulário.

Leia também: Governo lança canal de denúncias sobre preços abusivos de combustíveis

O maior número de apontamentos veio de Minas Gerais, seguido de Ceará e São Paulo. Veja a seguir os cinco estados com maior número de acusações:

  • Minas Gerais: 149 denúncias;
  • Ceará: 82 denúncias;
  • São Paulo: 79 denúncias;
  • Bahia 74 denúncias;
  • Alagoas 72 denúncias. 

A investigação de prática de preços abusivos irá aplicar aos infratores as medidas necessárias estabelecidas no Código de Defesa do Consumidor.

Leia também: ANP fiscalizará postos de combustíveis para garantir queda nos preços

Mutirão do Preço Justo

Além do canal para denúncia, a Senacon promove nesta quarta-feira (24) um o Mutirão do Preço Justo para fiscalizar junto aos Procons dos estados os preços praticados em diversas cidades no país e identificar que não repassou a redução dos valores de diesel e gasolina aos consumidores. Os valores encontrados farão parte de um relatório que será apresentado em 30 de maio.

*Informações Agência Brasil. Edição Vermelho, Murilo da Silva.

Autor