Em reunião com Lula, Petro confirma volta da Colômbia à Unasul

Reunião bilateral ocorreu após cúpula dos presidentes da América do Sul, na terça (30). Petro quer garantir o pluralismo e a permanência a longo prazo dos membros da Unasul

Petro e Lula (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, no Palácio da Alvorada, nesta quarta (31). Os presidentes conversaram sobre a cúpula dos presidentes da América do Sul, realizada ontem (30), a conjuntura política na região e sobre o meio ambiente e a floresta amazônica.

O presidente colombiano estendeu sua permanência no Brasil por mais um dia para o encontro bilateral com o governo brasileiro.

Segundo o Planalto, Petro confirmou a presença na reunião dos países amazônicos em Belém, prevista par ao mês de agosto. Já o presidente Lula aceitou participar do fórum de debates científicos sobre a Amazônia, em 8 de julho, em Letícia (Colômbia).

Lula e Petro também trataram sobre a necessidade de avançar “nos esforços conjuntos contra os crimes ambientais e o crime organizado na região, combatendo madeireiros, garimpeiros ilegais, grileiros e narcotraficantes”.

Na terça (30), Petros anunciou o retorno da Colômbia à União de Nações Sul-Americanas (Unasul). O país estava fora da Unasul desde agosto de 2018, quando o ex-presidente Iván Duque retirou a Colômbia da organização. O ex-líder da extrema direita alegava que a organização havia se transformado “em uma cúmplice da ditadura venezuelana”.

De volta a Unasul, Petros disse que vai sugerir a troca do nome para garantir o pluralismo da organização. “Decidi reintegrar o país à Unasul, ratificando o tratado aprovado pelo Congresso por meio de lei, e solicitei que seja chamada de Associação de Nações Sul-Americanas para garantir o pluralismo e a permanência ao longo do tempo”, disse Petros.

Os países concordaram que “cuidar da floresta é cuidar dos colombianos e brasileiros que vivem na região e trataram de medidas necessárias para fortalecer a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica, com sede em Brasília.”

O presidente da Colômbia veio ao Brasil para participar da reunião com os presidentes da América do Sul, realizada ontem no Palácio do Itamaraty, em Brasília. O convite foi feito por Lula, com o objetivo de retomar a cooperação entre as nações do continente.

Participaram da cúpula os presidentes Alberto Fernández, da Argentina; Luís Arce, da Bolívia; Gabriel Boric, do Chile; Gustavo Petro, da Colômbia; Guillermo Lasso, do Equador; Irfaan Ali, da Guiana; Mário Abdo Benítez, do Paraguai; Chan Santokhi, do Suriname; Luís Lacalle Pou, do Uruguai; e Nicolás Maduro, da Venezuela. O Peru enviou o primeiro-ministro, Alberto Otárola.

Autor