Brasil é o 7º país com mais constrangimentos para vistos aos EUA

Fila de espera bateu recorde em 4 de 5 cidades brasileiras com demora de mais de 20 meses em SP, segundo levantamento

Empresários de turismo dos EUA lançam campanha #ElesEsperamNósPerdemos para pressionar uma mudança na política de vistos do governo Biden.

O Brasil é o sétimo país com o maior tempo de espera para se obter o visto de turista para viajar aos Estados Unidos, segundo o levantamento realizado pela AG Immigration, escritório especializado em advocacia migratória sediado em Washington.

No mundo inteiro, o Brasil atrás apenas da Colômbia, Haiti, México, Nepal, Canadá e Emirados Árabes, países com demoras ainda maiores, segundo o ranking produzido com base em dados do Departamento de Estado americano. No Brasil, a partir de 17 de junho, paga-se cerca de R$ 925 de taxa para agendar a entrevista, alta de 15,6%.

A fila de espera bateu recorde em quatro das cinco cidades brasileiras onde o documento pode ser solicitado, e o maior tempo ocorre em São Paulo. São mais de 20 meses, pois quem fizer seu agendamento hoje na capital paulista só conseguirá data para daqui a 615 dias ou março de 2025.

Na sequência aparecem Porto Alegre (507 dias), Brasília (493), Rio de Janeiro (478) e Recife (449). A AG Immigration diz que apenas a capital carioca já teve fila mais demorada e que todas as outras filas são recorde.

O visto também não é garantia absoluta de entrada no país. A polícia migratória dos aeroportos frequentemente faz operações que selecionam turistas que são barrados e deportados, mesmo tendo recebido o visto.

A maior pressão em torno deste problema vem dos próprios empresários americanos. A US Travel Association, que representa mais de mil organizações e empresas da indústria de viagens dos Estados Unidos, lançou o portal USVisaDelay, que representa uma campanha contra as perdas econômicas causadas pela demora nos vistos. O lema é #ElesEsperamNósPerdemos.

As reivindicações ao governo Biden pelos empresários da US Travel Association, pedem redução no tempo de espera para 21 dias nos principais países para viagens de entrada nos EUA até abril de 2023, até 31 de setembro de 2023, restabelecer a Ordem Executiva para agendar entrevistas para 80% dos solicitantes de visto de não imigrante nos EUA em 21 dias ou menos, aumentar os recursos em países com grande volume de inscrições e para grandes eventos nos EUA que atraem visitantes internacionais, estender as isenções de entrevista para renovações de vistos de não-imigrante nos EUA e aplicar isenções de forma mais ampla aos solicitantes de renovação até 2024.

Recorde de pedidos de visto

A embaixada dos EUA no Brasil reconhece o problema e diz estar contratando novos funcionários e que os que já trabalham na embaixada e nos consulados estão fazendo horas extras. A demora prejudica o intercâmbio turístico, algo que já é sentido nos principais destinos da Flórida.

Mas pondera que o Brasil “foi o segundo país com maior processamento de vistos do mundo em 2022”. “Atualmente, entrevistamos em média mais de 6 mil pedidos de visto por dia e, em 2023, projetamos ultrapassar um milhão de vistos processados”.

A emissão de vistos ficou restrita entre maio de 2020 e novembro de 2021 devido à pandemia de Covid-19. Os atendimentos priorizaram pessoas em situação de emergência, como as que iam para funerais de familiares ou para tratamento médico, além dos vistos estudantis.

Desde que os pedidos voltaram a ser analisados de forma geral, como diz a nota da embaixada, a demanda tem sido “maior do que gostaríamos, ainda em função da demanda gerada pela pandemia”.

A embaixada diz esperar resultados positivos até as férias de julho, mas destaca a alta demanda local. O levantamento da AG Immigration aponta também crescimento recorde na emissão de vistos. Foram 106 mil em março no Brasil, o maior volume já registrado pelo escritório

“Recomendamos que as pessoas planejem suas viagens com antecedência e que cada solicitante verifique no nosso site se é elegível para renovação de visto sem necessidade de entrevista, o que é um processo bem mais rápido”, afirma a embaixada.

Vistos de turismo e de negócio respondem por mais de 90% de todos os pedidos no Brasil. Não é permitido trabalhar ou estudar no país com o visto de turismo (exceto cursos de baixa carga horária). No caso de vistos para estudo ou trabalho, o processo geralmente é mais rápido.

O visto de turismo tem validade de dez anos, podendo ser usado para mais de uma viagem aos EUA (dentro do período de vigência). O tempo de permanência em cada viagem, no entanto, é definido pela equipe de imigração no desembarque nos EUA (esse tempo é geralmente inferior a seis meses).

Autor