Governador da Flórida declara guerra aos imigrantes brasileiros nos EUA

Em entrevista à rádio, Ron DeSantis afirmou que, caso seja eleito presidente, endurecerá política migratória, citando diretamente os brasileiros.

O governador da Flórida, Ron DeSantis, disputa a vaga republicana para a eleição presidencial de 2024.

O governador da Flórida e pré-candidato à Presidência dos Estados Unidos pelo partido Republicano, Ron DeSantis, disse na segunda-feira (21), que brasileiros não têm o direito de irem ao país. Com isso, ele torna os brasileiros persona non grata e estimula hostilidade contra essa população no estado sulista.

DeSantis quer passar uma imagem ainda mais severa que a de Donald Trump, seu adversário no Partido Republicano. O slogan “Sem Desculpas”, de sua plataforma anti-imigração, é um provocação aos trumpistas, por seu candidato não ter cumprido promessas de combater a imigração ilegal.

Em entrevista à rádio norte-americana WGIR, DeSantis afirmou que “se você está na Polônia ou no Brasil ou em qualquer outro lugar, você não tem o direito de vir para este país. As pessoas vêm porque pensam que é do nosso interesse”. A referência à Polônia tem pouco impacto, comparada ao Brasil, já que o país do leste europeu não tem um fluxo de imigração aos EUA.

A ideia, segundo ele, é regular ainda mais a entrada através de um sistema focado em capacidades específicas. “Vamos adotar um sistema mais parecido com o do Canadá ou da Austrália. Vamos focar em habilidades, e não em coisas como migração em cadeia”, disse. 

Ele se referiu também a americanos que se casam com estrangeiros, o que estende a cidadania à família do cônjuge. “Um cidadão americano deve trazer cônjuge ou filhos estrangeiros. Mas trazer primos e tal não é o caminho”, acrescentou o governador. 

Com isso, ele descarta, se eleito, conceder anistia aos que estão em situação irregular no país. O governador DeSantis vem implementando medidas repressivas para combater a entrada de pessoas no estado. DeSantis defende o fim da cidadania norte-americana automática aos nascidos no país e a construção de um muro na fronteira sul — ideias assimiladas de Trump, seu principal adversário no partido.

Os Estados Unidos abrigam a maior população de imigrantes brasileiros do mundo, cerca de 1,9 milhão, segundo levantamento divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores este ano. A maioria deles (22%), residem na Flórida, seguido de Massachusetts (17%) e Califórnia (11%).

DeSantis é pré-candidato à Presidência dos EUA e disputa a vaga do Partido Republicano para representar a sigla no pleito de novembro de 2024. Ele aparece com 19% das intenções de voto na primária do partido. Donald Trump vem em 1º, com 42% da preferência. 

O ex-parlamentar e ex-atleta iniciou a carreira política em 2012 na Câmara dos Representantes, e ganhou repercussão nacional por exercer forte oposição aos controles impostos durante a pandemia da covid-19. Ele também criou legislações para reprimir a população LGBT+ na Flórida, além de proibir livros didáticos criticando o racismo.

Embora o país abrigue a maior população de brasileiros que vivem fora do Brasil no mundo, eles representam apenas 1% dos 44,9 milhões de imigrantes em solo americano. A Flórida, por sua vez, é o segundo maior reduto republicano dos EUA.

Repercussões

O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal Celso de Mello, ex-presidente da corte, manifestou seu repúdio às declarações xenófobas do governador DeSantis.

Ele chamou políticos como DeSantis de imbecis, preconceituosos, xenófobos e radicais. Para ele, o governador “renega (e torna uma mentira fraudulenta) a frase generosa inscrita no pedestal da estátua da Liberdade”, em Nova York: ‘Venham a mim as massas exaustas, pobres e confusas ansiando por respirar liberdade. Venham a mim os desabrigados, os que estão sob a tempestade. Eu os guio com minha tocha ao lado da porta dourada!’

O deputado federal Bohn Gass (PT-RS) se pronunciou lembrando a ironia do ex-presidente Bolsonaro ter se refugiado na Flórida, após o fim de seu governo turbulento. Bolsonaro sempre se defendeu radicais de extrema-direita como DeSantis e Donald Trump.

“Se você está no Brasil, não tem o direito de vir para os Estados Unidos”. A frase é de Ron DeSantis, governador da Flórida, estado para onde Bolsonaro fugiu em dezembro, depois de perder a eleição para Lula.

Autor