Banco Mundial eleva para 1,2% previsão de crescimento do PIB brasileiro

Relatório “Perspectivas Econômicas Globais” prevê ainda crescimento de 1,4% em 2024 e de 2,5% em 2025. Para a economia global, a estimativa é de 2,1% para este ano

Foto: José Cruz/Agência Brasil)

A previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2023 saiu de 0,8% para 1,2%, segundo o relatório “Perspectivas Econômicas Globais”, do Banco Mundial, divulgado nesta terça-feira (6). 

De acordo com o organismo internacional, o resultado brasileiro está atrelado à queda da inflação. O relatório também aponta: “Espera-se que as taxas de juros diminuam no segundo semestre do ano, à medida que a inflação recua ainda mais, permitindo a recuperação em 2024.”

Para o ano que vem, a projeção é de crescimento de 1,4% — no relatório anterior, de janeiro, era de 2% — e de 2,5% em 2025. Apesar do recuo, foi mantido o movimento ascendente nas previsões do Banco Mundial. 

Leia também: OCDE eleva para 1,7% a projeção do PIB do Brasil e valida projeção do mercado

Com relação à América Latina, a instituição diz que apesar da melhora em alguns países, o crescimento econômico deste ano será sustentado principalmente pelas exportações, num cenário de dificuldades provocadas por inflações domésticas persistentemente altas e de aumento de juros.

Para a economia global, o documento elevou, de 1,7% para 2,1%, a estimativa de crescimento econômico. Segundo o Banco Mundial, os Estados Unidos e outras grandes economias estão se revelando resilientes diante do aumento de juros decididos pelos principais bancos centrais.

Leia também: Mercado reduz previsão da inflação e aumenta a do PIB

Com informações da Agência Brasil

(PL)

Autor