China inicia escavação de poço com 11 km de profundidade

Previsão é que trabalho dure mais de um ano e atinja dez estratos geológicos e camadas que remontam ao Período Cretáceo do planeta, entre 145 e 66 milhões de anos atrás

Foto: Li Xiang/Xinhua

Um poço de pouco mais de 11 quilômetros de profundidade começou a ser cavado em Xinjiang, no noroeste da China, no início desta semana. A previsão é que o trabalho dure 457 dias. O projeto é encabeçado pela petroquímica estatal Sinopec. A empresa declarou que o objetivo da mega-operação é “ampliar os limites da profundidade” na exploração geológica.

A iniciativa acontece dois anos após o presidente chinês Xi Jinping incentivar a comunidade científica a quebrar barreiras e explorar a Terra em sua profundidade.

“A perfuração do poço tem dois propósitos: pesquisa científica e descobrir gás e petróleo”, disse Lyu Xiaogang, representante da Corporação Nacional de Petróleo da China, a maior empresa de petróleo e gás do país e uma das maiores do mundo, segundo o site BBC Brasil. 

“O sucesso do poço abrirá novas áreas de pesquisa para nós” e “nos fornecerá informações valiosas e difíceis de obter sobre a evolução da Terra”, explicou Hao Fang, da Academia Chinesa de Ciências à CCTV, da China. 

Leia também: Ministra assina acordos que ampliam cooperação científica com a China

De acordo com a agência de notícias Xinhua, a profundidade do buraco possibilitará atingir dez estratos geológicos e camadas que remontam ao Período Cretáceo do planeta, entre 145 e 66 milhões de anos atrás. 

Para a empreitada, considerada o maior projeto de escavação já realizado no país, serão usadas duas mil toneladas de equipamentos e máquinas. O mais profundo já escavado no mundo é o poço de Kola, na Rússia, feito em 1989, com pouco mais de 12 quilômetros. 

Segundo explicou o geofísico Cristian Farías, diretor de obras civis e geologia da Universidade Católica de Temuco, no Chile, à BBC, o projeto da China “permite testar os avanços tecnológicos mais inovadores”, e por isso, “pode abrir uma era de exploração muito interessante”.

Com agências

(PL)

Autor