Sindicalistas promovem plenária em SP com Simone Tebet

Cerca de 300 sindicalistas devem participar da atividade

As principais centrais sindicais brasileiras têm encontro marcado com a ministra do Planejamento e Orçamento do governo Lula, Simone Tebet. Uma plenária na tarde de segunda-feira (12), no Sindicato dos Químicos de São Paulo, vai reunir dirigentes e lideranças de CUT, Força Sindical, UGT, CTB, Nova Central, CSB, Intersindical – Central da Classe Trabalhadora e Pública.

“A ministra apresentará aos sindicalistas as diretrizes do Plano Plurianual (PPA) do governo federal e também ouvirá propostas do movimento sindical ao PPA Participativo, instrumento criado pelo governo federal que permite à sociedade civil opinar direta e efetivamente sobre rumos do governo. O PPA está em fase de construção das propostas e será entregue ao Congresso Nacional em agosto”, explicam as entidades.

Cerca de 300 sindicalistas devem participar da atividade. As centrais devem entregar a Tebet a Pauta da Classe Trabalhadora, plataforma unitária de lutas do movimento sindical, aprovada na 3ª Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat 2022). O documento lista 63 propostas do sindicalismo brasileiro, incluindo reivindicações sindicais, trabalhistas, econômicas e sociais.

Juros

Após a plenária, as centrais vão concentrar as ações na Jornada de Lutas contra os Juros Altos, que vai denunciar a política monetária imposta pelo Banco Central (BC). A jornada terá início em 16 de junho, Dia Nacional de Lutas, e contará com o apoio da Frente Brasil Popular e da Frente Povo sem Medo.

Desde agosto de 2022, a taxa básica de juros, a Selic, está em 13,75%, o que deixa o Brasil com os maiores juros reais do mundo.  Devido à nefasta independência do Banco Central, nem mesmo a Presidência da República tem poderes para interferir na política monetária – daí a necessidade de grande pressão popular contra os juros altos.

Autor