Ubes lança campanha para incentivar inscrições no Enem

Chamada de #EnemAbrePortas, campanha ressalta que exame é a principal porta de entrada para o ensino superior

Abertura dos portões, segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 | Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) deu início, nesta terça-feira (13), a uma campanha de grande alcance nacional com o objetivo de incentivar estudantes de todo o país a se inscreverem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Intitulada #EnemAbrePortas, a iniciativa destaca que avaliação é a principal porta de entrada para o ensino superior. As inscrições para o Enem estão abertas até o dia 16 de junho, na Página do Participante.

“A entrada no ensino superior pode transformar sua vida. Faça o Enem e abra novas possibilidades!”, enfatiza a Ubes em mensagem divulgada nas redes sociais. Além de ser o caminho para a educação superior, o Enem proporciona acesso a programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), beneficiando milhares de jovens em suas jornadas educacionais.

O exame avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Em 2023, as provas serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro. Como lembra a Ubes, nos últimos anos, sob o governo de Jair Bolsonaro, o Enem vêm sendo registradas quedas significativas nas inscrições. Em 2022, foram apenas 3,3 milhões de candidatos inscritos. Em 2017, haviam sido mais de 6,1 milhões de inscritos confirmados.

A presidente da Ubes, Jade Beatriz, disse em nota que o objetivo da campanha é reforçar a importância do exame para que os alunos possam realizar o sonho de ingressar na universidade. “O Enem é uma grande conquista para a educação e para a democratização do ensino, e é por isso que os jovens e estudantes devem realizá-lo”, ressalta Beatriz.

No mesmo dia, durante a primeira edição do programa “Conversa com o Presidente”, o presidente Lula (PT) fez um apelo para que os alunos se inscrevam no exame. Segundo ele, o país precisa voltar a vencer esse exame, que já chegou a contar com 6 milhões de inscritos.

“É importante que todas as pessoas que tenham idade para se inscrever no Enem o façam até o dia 16. Precisamos recuperar a força do Enem. É fundamental que todos que desejam ingressar em uma universidade se inscrevam para ter a oportunidade de se tornar doutor ou doutora”, declarou Lula.

Programa

OEnem  foi criado em 1998 com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino médio no país. Somente a partir de 2004, durante o primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o exame passou a ser a “porta de entrada” para o ensino superior em universidades públicas brasileiras, com a sanção da lei do ProUni.

Em janeiro de 2010, o Ministério da Educação (MEC) desenvolveu o Sisu para que os candidatos pudessem se inscrever nas universidades públicas.

Saiba como se inscrever

Onde fazer a inscrição? É só entrar na Página do Participante no site do Inep: enem.inep.gov.br/participante, até 16 de junho.

Qual é o valor da taxa? Ela custa R$ 85 e deve ser paga por boleto, PIX ou cartão de crédito até 21 de junho. Somente após o pagamento, a inscrição estará confirmada.

Quem está isento da taxa precisa se inscrever no Enem? SIM! Mesmo quem conseguiu a isenção (como os alunos da rede pública) precisa se inscrever. Caso contrário, não poderá fazer a prova.

Para que serve o Enem? O exame é uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, utilizado por instituições públicas e privadas como critério de seleção, além de ser um requisito para programas governamentais de auxílio estudantil. Não há como se inscrever no Sisu, no Prouni e no Fies sem ter feito o Enem.

Cronograma Enem 2023

Inscrições: de 5 a 16 de junho

Valor da taxa de inscrição? Ela custa R$ 85,00 e deverá ser quitada até 21 de junho. Somente após o pagamento, a inscrição estará confirmada

Atendimento Especializado e Tratamento pelo Nome Social: de 05 a 16 de junho

Aplicação da prova: 05 a 12 de novembro

Aplicação Enem PPL 2023/Reaplicação: 12 e 13 de dezembro

Divulgação do Gabarito: 24 de novembro

Resultados: 16 de janeiro de 2024

__

com informações de agências

Autor