Governo Lula levará internet para todas as escolas

Ministro da Casa Civil indica que o governo deve lançar programa para tornar 100% das escolas com banda larga, avançando a conectividade, principalmente, para áreas rurais

Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

No que depender do governo Lula todas as escolas públicas do país estarão conectadas por internet banda larga até o final do mandato, em 2026. A informação foi dada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, na quinta-feira (15), após reunião ministerial no Palácio do Planalto.

Aos jornalistas o ministro destacou que o projeto deve envolver as pastas da Educação e Comunicações, além de contar com recursos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações.

Leia também: Política Nacional de Educação Digital (Pned) é sancionada por Lula

Sem dar uma data, mas com indicativo de que o projeto possa ser lançado junto aos diversos eixos do ‘PAC 3’ (Programa de Aceleração do Crescimento,) a iniciativa que torna as escolas públicas, inclusive as rurais, conectadas, é previsto para julho.

De acordo com informações trazidas pela Folha, 94% das escolas públicas de ensino básico possuíam acesso à internet em 2022 conforme aponta o Gape (Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas) da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Ao se considerar somente áreas urbanas o percentual é de 98,8% de um universo de 82.233 escolas. Já na área rural a conectividade alcança 86% das 52.122 escolas.

Roraima, Amazonas e Acre são os estados que tem menor percentual de escolas com banda larga, respectivamente 32%, 36,8% e 45,5%.

*Informações Agência Brasil e Folha. Edição Vermelho, Murilo da Silva.

Autor