Ouça o álbum póstumo de Elza Soares lançado no aniversário de 93 anos da cantora

‘No Tempo da Intolerância’ foi finalizado cinco dias antes de sua morte e chega com um toque a mais de emoção, sem ver o Brasil sair das garras de Bolsonaro

Ontem, sexta-feira (23), foi dia de celebrar Elza Soares em grande estilo. Seu novo álbum “No Tempo da Intolerância” foi lançado na data em que se comemorava seu aniversário. Para ouvir, basta entrar nos aplicativos de áudio.

Poucos estavam preparados para um disco inédito desta que foi eleita melhor intérprete pelo Prêmio da Música Brasileira no mesmo ano em que celebrou-se seus 70 anos de carreira. Com 91 anos, Elza ainda gravava mais uma obra urgente, até pouco antes de sua partida, em janeiro de 2022. Retrata o legado sombrio do bolsonarismo no poder.

“Quero dar voz às mulheres,” esse foi o pedido que Elza Soares fez ao iniciar a produção do álbum só com canções compostas por mulheres. Elza Soares interpretou 10 músicas inéditas, todas escolhidas por ela. Além dela, o disco traz co-autoras de renome em suas canções. São elas: Rita Lee (Rainha Africana), Pitty (Feminelza), Dona Ivone Lara (No compasso da vida), Josyara (Mulher para Mulher) e Isabela Moraes (Quem disse?).

Leia também: Elza Soares, rebelde invencível

A contundência das letras diretas e sem sutilezas poéticas são embaladas por ritmos dançantes e festivos, para além do lirismo e dramaticidade da voz opulenta. Samba, bolero, funk e soul, afrobeat, latinidade e r&b, rock e pop preenchem o conjunto e tornam obrigatório passam uns meses ouvindo (e dançando) sem parar.

Elza é daquelas que farão muita falta pela capacidade que tinha de falar de seu país com urgência e contemporaneidade. Sempre atual e ousada, transitava por todos os estilos, sem medo de falar das feridas mais dolorosas do seu país desigual, da negritude e das mulheres. Elza não foge à luta, mesmo depois de partir, após quase um século de vida.

Ouça o álbum completo:

Autor