Aluísio de Azevedo e Machado de Assis foram contemporâneos, dividiram o mesmo público-leitor, mas entre ambos imperou o silêncio quanto à produção de suas respectivas obras.
Manuel Bandeira, que tocava piano, violão e discorria com desenvoltura sobre música, resolveu escrever poesia, enquanto a indesejada das gentes não vinha buscá-lo.
Escrever sob a perspectiva social, para imitá-la ou negá-la, é um método de que se vale o escritor para aproximar a Literatura da realidade circundante.
Quando nossos olhos encontram, além de pedras, outros olhos em seu caminho, eis um momento único, pois é chegada a hora de nos despir das máscaras que usamos para nos proteger da sociedade.
A escrita de si é para o sujeito moderno um exercício de mostrar-se, presentificar-se e de arquivar-se para não esquecer e não ser esquecido. Foi o recurso usado por Carolina Maria de Jesus
Graças a Deus, da memorialista Zélia Gattai, é também um importante relato da imigração italiana na cidade de São Paulo.
Em pleno ano de 2023, as mulheres continuam morrendo vítimas das mais diferentes barbaridades, dentre elas, o feminicídio, crime de ódio baseado no gênero.
No Brasil, o carnaval chegou no período colonial, quando os portugueses aqui aportaram entre os séculos XVI e XVII e impuseram seus ideais à população indígena.
Na minha adolescência, descobri o poder do rádio e o gosto pela música, principalmente, ao dormir. Embalada pelas melodias americanizadas […]
A história das mulheres, dentro ou fora do universo literário, foi/é marcado pela exclusão, pela violência e pelo silenciamento.
Graciliano Ramos, preso no ano de 1936, no Governo de Getúlio Vargas, sob a alegação de subversão e de associação ao comunismo, é um dos romancistas mais importantes da Literatura Brasileira.
Jorge Amado, comunista, engajado, político, escritor de quarenta e nove obras que nos faz refletir sobre a condição humana.