A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Luciana Bessa

Idealizadora do Blog Literário Nordestinados a Ler
A visceralidade de Caio Fernando Abreu

Premiada. Essa é a palavra que eu usaria para falar da obra de Caio Fernando Abreu. Ele recebeu três Prêmios Jabuti e, em 1982, Morangos Mofados foi eleito pela Revista Isto É como o melhor livro do ano.

Lãs ao Vento: um entrelaçar de narrativas

Lãs ao Vento, da escritora alagoana Arriete Vilela, é uma obra em que várias narrativas se entrelaçam permeadas pelo culto da Palavra

O som do rugido da onça

O som do rugido da
onça, da escritora pernambucana Micheliny Verunschk ganhou, em 2022, o
mais tradicional prêmio literário do Brasil.

Vejo Música e Literatura em você, Chico Buarque

Nascido Francisco Buarque de Hollanda, em 19 de junho de 1944, o quarto filho do sociólogo e historiador, Sérgio Buarque, e da pianista e pintora, Maria Amélia, desde pequeno colecionava recortes de seus artistas favoritos.

Aluísio de Azevedo – um romancista do seu tempo

Aluísio de Azevedo e Machado de Assis foram contemporâneos, dividiram o mesmo público-leitor, mas entre ambos imperou o silêncio quanto à produção de suas respectivas obras.

Evocação a Manuel Bandeira

Manuel Bandeira, que tocava piano, violão e discorria com desenvoltura sobre música, resolveu escrever poesia, enquanto a indesejada das gentes não vinha buscá-lo.

O escritor e o público

Escrever sob a perspectiva social, para imitá-la ou negá-la, é um método de que se vale o escritor para aproximar a Literatura da realidade circundante.

O olhar do artista

Quando nossos olhos encontram, além de pedras, outros olhos em seu caminho, eis um momento único, pois é chegada a hora de nos despir das máscaras que usamos para nos proteger da sociedade.

Os Diários de Carolina Maria de Jesus

A escrita de si é para o sujeito moderno um exercício de mostrar-se, presentificar-se e de arquivar-se para não esquecer e não ser esquecido. Foi o recurso usado por Carolina Maria de Jesus

A força leitora das mulheres Gattai

Graças a Deus, da memorialista Zélia Gattai, é também um importante relato da imigração italiana na cidade de São Paulo.

Os desafios de ser mulher

Em pleno ano de 2023, as mulheres continuam morrendo vítimas das mais diferentes barbaridades, dentre elas, o feminicídio, crime de ódio baseado no gênero.

Uma leitora e seu carnaval

No Brasil, o carnaval chegou no período colonial, quando os portugueses aqui aportaram entre os séculos XVI e XVII e impuseram seus ideais à população indígena.

1 2