Governo da Suiça anuncia doação para o Fundo Amazônia

O anuncio foi feito durante o Fórum Brasil-Suíça de Investimentos e Inovação em Infraestrutura e Sustentabilidade

Região do Vale do Javari na Amazônia (Foto: Bruno Kelly/Amazônia Real)

O conselheiro da Suiça das áreas de Economia, Educação e Pesquisa, Guy Parmelin, anunciou que, nas próximas semanas, o seu país fará as primeiras doações ao Fundo Amazônia. Ele não revelou o montante.

“A partir de hoje, aprimoraremos nosso engajamento. Tenho o prazer de anunciar que a Suíça vai contribuir para o Fundo Amazônia. A primeira contribuição será nas próximas semanas. Queremos lançar essa parceria com o Brasil e outros países”, afirmou o conselheiro.

O anuncio foi feito durante o Fórum Brasil-Suíça de Investimentos e Inovação em Infraestrutura e Sustentabilidade, que ocorreu, na quarta-feira (5), no Ministério das Relações Exteriores.

Leia mais: União Europeia anuncia R$ 105 milhões para Fundo Amazônia

Ao lado do conselheiro, o vice-presidente Geral Alckmin destacou que a Suíça está entre os 10 maiores investidores no Brasil, contando com 660 empresas instaladas no país.

“Recebemos com entusiasmo as perspectivas de doação, por parte da Suíça, de recursos para o Fundo Amazônia, que é administrado pelo BNDES”, disse o vice.

Países como Alemanha e Noruega já são doadores. Outros como Estados Unidos e Reino Unidos já anunciaram que vão doar recursos para ajudar na composição do Fundo.

De acordo com o BNDES, o Fundo é um instrumento para capitação de doações direcionadas a ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento.

“Gerido pelo Governo Brasileiro, o fundo tem a destinação de recursos organizada pelo BNDES, visando promover o uso sustentável dos recursos da Amazônia brasileira”, diz o órgão.

A pasta do Meio Ambiente e Mudança do Clima anunciou que o governo pretende captar US$ 30 bilhões para o Fundo, oriundo de governos estrangeiros e de fundos privados.

Autor