Reindustrialização é urgente, diz Engenharia pela Democracia

De 1986 a 2021, a participação da indústria de transformação no PIB despencou de 36% para 11%

(Foto: Governo do Espírito Santo)

Em editorial, a Engenharia pela Democracia (EngD) considerou a proposta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de reindutrializar o país “audaciosa e acertada, a medida é urgente”. Ao retomar, no início deste mês, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), o presidente disse que o setor deve receber cerca de R$ 106 bilhões em crédito até o final de seu mandato.

“O País não tem uma política industrial consistente desde o Plano de Metas (30+1) do governo JK (1956-60) e do 2º Plano Nacional de Desenvolvimento (PND) do governo Geisel (1974-1979), sob a ditadura militar”, lembrou a entidade.

Não por acaso, diz o editorial, o período subsequente é marcado por uma constante e prolongada desindustrialização.

Leia mais: Chegada da BYD à Bahia é mais um passo rumo à reindustrialização do país 

De 1986 a 2021, a participação da indústria de transformação no PIB despencou de 36% para 11%. A ausência de políticas industriais foi agravada pelo avanço e hegemonia do neoliberalismo, especialmente sob os governos Collor, FHC, Temer e Bolsonaro.

De acordo com a EngD, não há desenvolvimento à margem da indústria. “Esse debate, porém, só ganhou força no Brasil na década de 1940, quando o engenheiro e empresário industrial Roberto Simonsen (1889-1948) questionou abertamente e venceu o liberal e também engenheiro Eugênio Gudin (1886-1986). O país vivia sua incipiente e promissora industrialização, mas Gudin defendia a ‘vocação agrícola’ da economia brasileira, dado o clima e o solo privilegiados.”

A entidade lembrou que Simonsen venceu o debate e apoiou o presidente Getúlio Vargas na política de que o Estado deveria planejar o desenvolvimento com base na indústria, para elevar a renda e tornar o Brasil mais civilizado.

“Os impulsos dados pela Revolução Liberal de 1930, com a liderança de Vargas, e por seu legado foram essenciais para que, entre 1930 e 1980, a economia brasileira crescesse a uma média de 7% ao ano – um dos três maiores índices entre todas as nações. Nossa industrialização induziu e fortaleceu a força da engenharia nacional, em especial na renovação da infraestrutura nacional e das cidades.”

A EngD lamentou a predominância no país do capital financeiro alimentado por juros exorbitantes.

“O debate atual é mais complexo. Ideólogos e agentes do sistema financeiro invadiram o debate, que já não está mais restrito a tal ou qual força produtiva ser priorizada – o setor primário ou o secundário. De candidato a potência agrícola ou industrial, o país virou o paraíso do rentismo, persistindo num tripé econômico perverso e ostentando as mais altas taxas de juros reais do mundo”, criticou.

Juros

A entidade também apoia as críticas do presidente Lula sobre Banco Central. Confira a íntegra dessa análise:

“O governo Lula está coberto de razão quando afirma que a política monetária imposta pelo Banco Central dito ‘independente’, sob a presidência do rentista Roberto Campos Neto, sacrifica nosso futuro. Taxas de juros tão escandalosamente altas, como a Selic a 13,75%, inviabilizam investimentos, a reindustrialização, o crescimento econômico, o desenvolvimento e a soberania nacional.

Daí a importância da retomada do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), no último dia 6, e do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), na quarta-feira (12). Firma-se um consenso de que a reindustrialização só será possível por meio de um pacto nacional, que seja liderado pelo Estado, mas que mobilize a iniciativa privada e os trabalhadores – capital e trabalho –, o meio acadêmico e toda a opinião pública.

‘O futuro da humanidade só será garantido a partir de novas ideias, de novas tecnologias, de muito mais ciência. É esse o caminho que precisaremos tomar – o caminho da ciência, da pesquisa e da tecnologia’, resumiu Lula, na reunião do CCT. Seis dias antes, o vice-presidente Geraldo Alckmin, ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, havia apresentado ao CNDI as diretrizes do que o governo chama de ‘neoindustrialização’.

Estão previstos R$ 106,16 bilhões de recursos públicos para essa iniciativa em quatro anos, via BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial). Uma política industrial mais elaborada será apresenta até o final do ano.

Tão correta quanto a meta de reindustrialização é a aposta no diálogo e na valorização da ciência, tecnologia e inovação. Porém, o governo Lula precisa incluir a engenharia como pilar indispensável desse projeto. Entidades nacionais ligadas à engenharia, como a EngD, precisam ter voz e participação nos conselhos, nos debates e nos rumos do governo.”

Do planejamento à execução da nova política industrial, todo o processo há de ser qualificado e aperfeiçoado com as ideias e a capacidade transformadora dos trabalhadores e da categoria dos engenheiros. Do contrário, a desindustrialização continuará a ser a triste regra em vigor no Brasil – e nosso futuro, confiscado.

Autor