Europa precisa financiar a indústria de transformação nos países pobres, diz Lula

Em entrevista para o podcast Conversa com o Presidente, Lula voltou a falar da divisão internacional do trabalho e na necessidade de desenvolver os países pobres

Presidente Lula é entrevistado por Marcos Uchoa no programa Conversa com o Presidente, em Bruxelas, Bélgica. Imagem: TV Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça (18) que deseja que a União Europeia financie a indústria transformadora de matérias-primas nos países em desenvolvimento. Ontem (17), na abertura da Cúpula dos países da Celac e da União Europeia, Lula criticou a divisão internacional do trabalho que condena o países pobres a serem exportadores de commodities.

Em entrevista ao podcast Conversa com o Presidente, Lula disse que existe uma parcela política na Europa que vem dando força a esse discurso. “Eles tão agora com o seguinte discurso: esses países não podem exportar minério. Eles precisam fazer a transformação no seu país para eles terem indústria, para poder gerar emprego, para poder melhorar a capacidade de rentabilidade do país”, disse.

“Então agora nós queremos que vocês [a União Europeia] financie as fábricas que nós precisamos para fazer esse processo de transformação”, afirmou o presidente.

Lula disse que está otimista com os líderes europeus. “É uma evolução no discurso. No caso do Brasil, as empresas tiram o minério e exporta e deixa o buraco lá. Agora, eles estão dizendo: ‘ao invés de exportar, faça uma indústria lá’”, concluiu.

O presidente está em Bruxelas, na Bélgica, para a terceira reunião de Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-America (Celac) e da União Europeia (EU). Na abertura da reunião, nesta segunda (17), Lula cobrou dos europeus “uma parceria que ponha fim a uma divisão internacional do trabalho que condena a América Latina e o Caribe ao fornecimento de matéria-prima e de mão-de-obra migrante, mal remunerada e discriminada”.

Leia também: “Brasil vai cumprir com sua parte na questão do clima”, diz Lula

Leia também: Lula pede equilíbrio nas negociações entre Mercosul e União Europeia

Autor