Lula promete “pente-fino” para escolher novo PGR

Presidente diz que admirava o Ministério Público até perder a confiança no órgão depois da “quadrilha que o Dallagnol montou”

Foto: reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça (1) que pretende escolher alguém que “não faça denúncia falsa” para a chefiar a Procuradoria Geral da República. O mandato do procurador-geral Augusto Aras se encerra em setembro.

Em seu programa semanal “Conversa com o Presidente”, Lula disse ter perdido a confiança no Ministério Público depois da atuação do órgão na força tarefa da Lava Jato.

“Eu sempre tive o mais profundo respeito pelo Ministério Público. É uma das instituições que eu mais admirava no país. Depois dessa quadrilha que o Dallagnol montou, eu perdi muito a confiança. Eu perdi porque é um bando de aloprados que achava que podia tomar o poder atacando todo mundo ao mesmo tempo. Eles fizeram a sociedade brasileira refém durante muito tempo. Então, obviamente eu vou escolher alguém com mais critério, com mais pente-fino para não cometer um erro”, disse Lula.

O presidente pediu paciência para a escolha do novo PGR. “Quando eu tiver um nome, eu indico. É simples assim, sem ficar aquela coisa de vai escolher amanhã, é fulano, é beltrano. Ninguém tem que ficar tentando adivinhar. Eu vou escolher a pessoa que eu achar que é melhor para o interesse do Brasil”, concluiu.

“Vou escolher com mais critério, com mais pente fino para não cometer um erro. Não quero escolher alguém que seja amigo do Lula. Eu quero escolher alguém que seja amigo deste país, alguém que goste desse país, alguém que não faça denúncia falsa”, declarou.

O procurador-geral da República é o chefe do Ministério Público Federal e representa os interesses da União e fiscaliza a execução e o cumprimento da lei em todos os processos sujeitos a seu exame.

Autor