2,5 milhões de crianças estão fora da creche no Brasil, diz estudo

1,2 mil obras de creche e pré-escola da gestão de Bolsonaro estão paradas. Recentemente, governo editou MP para retomar obras na Educação Básica

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Cerca de 2,5 milhões de crianças brasileiras de 2 a 3 anos de idade estão fora das creches. Os dados, divulgados nesta sexta (21), são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O estudo revela que, no ano passado, apenas 30% das crianças até 3 anos estavam matriculadas em creche. Apesar de baixo, é o melhor número da série histórica, iniciada em 2010, quando menos de 13% das crianças dessa faixa etária estavam matriculadas.

Vítima da gestão criminosa do ex-presidente Jair Bolsonaro, as obras paradas se tornaram um empecilho para a educação básica do país. De acordo com o levantamento, mais de 1,2 mil obras de creches e pré-escolas estão paradas no país.

O Tribunal de Contas da União está apurando denúncias da gestão do então ministro Milton Ribeiro que repassou R$7,2 bilhões de verba do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em empenhos fracionados em pequenas quantias, para evitar a fiscalização das áreas técnicas.

Para retomar os investimentos na Educação, em maio, o governo editou uma medida provisória para retomar as obras. O programa prevê a liberação de quase R$ 4 bilhões até 2026 para a conclusão de mais de 3,5 mil obras escolares inacabadas.

Autor