Lula diz que a Cúpula da Amazônia vai elaborar propostas para COP28

Os países vão definir, em conjunto, políticas comuns e compromissos para o desenvolvimento sustentável da região

Belém sediará nesta semana a Cúpula da Amazônia (Foto: Augusto Miranda/Agência Pará)

A região amazônica sediará dois importantes eventos internacionais nesta semana para discutir o futuro da floresta. Os Diálogos Amazônico, que começam na próxima sexta-feira (4), em Belém (PA), terão a Cúpula da Amazônia e a IV Reunião de Presidentes dos Estados Parte no Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).

“Vamos a Belém fazer o grande encontro que vai reunir os oito chefes de Estado da América do Sul que têm floresta amazônica, mais os dois Congos, que têm grandes florestas na África, e a Indonésia, país que tem mais floresta na região asiática. Vamos fazer esse encontro para começar a elaborar uma proposta para a COP28, que será no final do ano nos Emirados Árabes”, destacou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Leia mais: Queda no desmatamento na Amazônia pode chegar a 80% neste mês

Em conversa por telefone com o presidente Lula na semana passada, o presidente dos Emirados Árabes, Xeique Mohammed bin Zayed Al Nahyan, confirmou a vinda do presidente da COP-28, Sultan Ahmed al-Jaber ao Brasil para a Cúpula da Amazônia. A conferência das Nações Unidas sobre mudança do clima deste ano será em novembro, em Dubai.

Lula tem se referido à Cúpula da Amazônia como marco para uma nova etapa na cooperação entre os membros da OTCA.

Com a retomada do diálogo regional e das relações entre as entidades e órgãos governamentais das nações participantes, os países vão definir, em conjunto, políticas comuns e compromissos para o desenvolvimento sustentável da região.

“O que queremos é dizer ao mundo o que vamos fazer com as nossas florestas e o que o mundo tem que fazer para nos ajudar”, disse o presidente.

Os documentos resultantes dos Diálogos serão entregues aos presidentes dos países amazônicos: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. Os chefes de Estado definirão prioridades a serem levadas a outros fóruns, como a Assembleia-Geral da ONU e a COP-28.

Autor