Economia avança e setor de serviço tem alta de 4,7% no 1º semestre

Em junho, segmento variou 0,2% — puxado pela recuperação parcial dos serviços profissionais, administrativos e complementares — e opera 12,1% acima do patamar pré-pandemia

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O setor de serviços segue apresentando alta, refletindo o bom momento da economia nacional. No primeiro semestre do ano, a expansão foi de 4,7%. Na passagem de maio para junho, a variação positiva foi de 0,2%, com um avanço acumulado de 1,6% nesse período. Os dados são da Pesquisa Mensal de Preços (PMS), divulgada nesta quinta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A pesquisa aponta ainda que o setor opera 12,1% acima do patamar pré-pandemia, registrado em fevereiro de 2020, e 1,5% abaixo do verificado em dezembro do ano passado. Na comparação com junho de 2022, o volume de serviços cresceu 4,1%. 

Leia também: Com Lula, The Economist já fala em nova “decolagem” do Brasil

De acordo com o IBGE, três das cinco atividades investigadas pela PMS cresceram em junho. Os serviços profissionais, administrativos e complementares (0,8%) recuperaram parte da queda (-1,2%) acumulada nos dois meses anteriores. 

No segmento de serviços prestados às famílias, o ganho foi de 4,1% nos últimos três meses e de 1,9% em junho. “O segundo maior impacto sobre o índice geral veio dessa atividade, que foi impulsionada pelo crescimento da receita de empresas de restaurantes e de espetáculos teatrais e musicais”, diz Rodrigo Lobo, gerente da pesquisa. Já os serviços de informação e comunicação (0,5%) ficaram no campo positivo pelo segundo mês seguido, acumulando alta de 1,3% no período.

Leia também: Cesta básica tem queda em 13 capitais em julho

No lado negativo, os transportes variaram -0,3%, após terem avançado 2,2% no mês anterior, mas, segundo Lobo, essa variação negativa é muito próxima à estabilidade. O transporte de passageiros recuou 1,2% frente a maio, enquanto o de cargas avançou 0,6% na mesma comparação. 

Com Agência IBGE

(PL)

Autor