Walter Delgatti diz na CPMI que Sergio Moro é “criminoso contumaz”

O senador tentou desqualificar o hacker na CPMI do Golpe, mas tomou uma invertida do depoente que o chamou de transgressor

Moro na CPMI questionando o hacker (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)

Depois de tentar desqualificar o hacker Walter Delgatti no depoimento que presta nesta quinta-feira (17) à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investiga os atos golpistas do 8 de janeiro, a CPMI do Golpe, o senador Sergio Moro (União-PR) tomou uma invertida do depoente que o acusou de ser um “criminoso contumaz”.

Moro acusou o hacker de estelionatário e disse que ele respondeu por vários crimes. “Eu li as conversas de Vossa Excelência. Li a parte privada e posso dizer que o senhor é um criminoso contumaz”, devolveu o hacker, que foi responsável pelo vazamento das conversas dos procuradores da Lava Jato com o então juiz Moro.

Leia mais: Walter Delgatti admite ser “impossível” invadir urnas eletrônicas do TSE

“O senhor invadiu o dispositivo, então, de pelo menos 176 pessoas?”, questionou Moro. “Sim. Acredito que mais. Muito mais que isso. Inclusive, eu cheguei às conversas de Vossa Excelência com o então procurador Dallagnol. E essas conversas foram chanceladas pelo STF e são utilizadas até hoje para anular condenações de pessoas inocentes”, respondeu Delgatti.

“Pessoas que cometeram crimes contra Petrobras e roubaram dinheiro. É isso?”, insistiu o senador. “Eu fico com a versão do STF”, respondeu o hacker.

“É surreal, porém previsível, dada a tibieza intelectual do personagem: Sérgio Moro sendo jantado no duelo contra o hacker de Araraquara”, observou o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP).

“Moro tentou desqualificar Walter Delgatti imputando ao hacker extensa ficha penal. Mas não citou que esse mesmo sujeito foi contratado para praticar crimes por Bolsonaro, seu ex-chefe, e por Carla Zambelli, de quem ele, Moro, foi padrinho de casamento”, lembrou o senador Humberto Costa (PT-PE).

Autor