Novo documentário de Silvio Tendler está disponível no YouTube

Em parceria com o Sinpro-RJ, “O Futuro É Nosso” discute como o avanço da tecnologia reflete sobre a precarização laboral no Brasil

Foto: Gabriela Nehring/divulgação - Silvio Tendler

O documentarista Silvio Tendler estreou em junho o seu novo documentário “O Futuro é Nosso”, que conta a história do movimento sindical e do desmantelamento das leis trabalhistas no Brasil e no mundo a partir do golpe na ex-presidente Dilma Rousseff e da transformação tecnológica.

“Greves de entregadores por aplicativo, a proliferação de sindicatos de categorias que há alguns anos rejeitava qualquer forma de organização de classe, como funcionários de big techs, e a fundação de inúmeras cooperativas mostram que o fio invisível que une os trabalhadores continua a tecer novas formas de luta que, em diálogo com formas outras já consolidadas, movem o pêndulo da História”, diz a sinopse do filme.

O documentário começou a ser gravado antes da pandemia, mas quando o novo vírus coronavírus eclodiu em todos os continentes do globo Tendler não teve outra opção senão produzir o “Futuro é Nosso” de maneira híbrida.

Tendler, no entanto, não esteve sozinho na empreitada. O filme foi realizado em parceria com o Sindicato dos Professores do Rio de Janeiro (Sinpro-RJ).

Ao jornal Folha de S.Paulo, o diretor explicou a escolha pelo título do novo filme. “‘O Futuro É Nosso’ não tinha esse nome, comecei a fazer um filme sobre a história do movimento sindical antes da pandemia, mas decidi pôr esse título porque também sou um utopista e acredito que a vida vai melhorar”, diz Tendler.

Entre intelectuais e trabalhadores precarizados, o filme entrevista uma série de personagens como o professor Cunca Bocayuva, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e um dos líderes dos entregadores de aplicativo, Paulo Galo.

O fio do documentário sempre é guiado pelo impacto que as mudanças tecnológicas refletem na reforma trabalhista, e suas consequências na inteligência artificial, no uso de robôs no ambiente laboral.

Lançado pela produtora Caliban, o novo documentário de Silvio Tendler está disponível na plataforma YouTube de forma gratuita e em um mês de exibição atingiu mais de 9 mil visualizações.

Saiba mais: Exposição de Sebastião Salgado celebra trabalhadores do mundo

Saiba mais: Com Barata, Confissões, Bernardo Joffily estreia na literatura

Autor