Brasil participa com força da Festa do Avante! em Portugal

Para os portugueses, esta edição da Festa do Avante! é histórica. Ela dá início às comemorações do cinquentenário da Revolução dos Cravos, que acontece em 2024.

A Festa do Avante! começou nesta sexta, em Portugal, e vai até domingo. Foto: Reprodução Facebook

O Brasil voltou. O bordão repetido com entusiasmo desde a vitória eleitoral de Lula, no ano passado, sobre as forças da extrema direita, dita o clima da participação da delegação do Partido Comunista do Brasil em Lisboa, na 47ª edição da Festa do Avante! O evento é referência de encontro mundial das esquerdas e celebra os valores da Revolução dos Cravos, o levante português de 25 de abril de 1974 que pôs fim a décadas de ditadura salazarista. A festa começou nesta sexta (1) e segue até o próximo domingo (3), com delegações de dezenas de países, atividades culturais, intercâmbio e solidariedade internacional entre camaradas.

A participação brasileira no Avante! deste ano atrai olhares, cumprimentos e celebrações pelo novo momento político vivido pelo país, que influencia diretamente toda a América Latina no embate contra a ascensão dos movimentos de inspiração fascista e golpista na região. Segundo a secretária de Relações Internacionais do PCdoB, Ana Prestes, o Avante! é um espaço valioso não somente para estreitar as relações com comunistas de outras partes, mas para auxiliar o trabalho de reconstrução do protagonismo brasileiro no mundo.

Tiago Alves. Ana Prestes, secretária de Relações Internacionais do PCdoB, e Javier Alfaya, secretário de Cultura do PCdoB

“A Festa do Avante é uma injeção de ânimo aos lutadores e lutadoras por justiça social e paz de todo o mundo. Sempre somos calorosamente recebidos pelo Partido Comunista Português que há décadas organiza a Festa. E hoje somos referência no espaço internacional com a Barraca do Brasil”, relata Ana. Ela representará o país em dois momentos importantes, o debate “Luta, resistência e avanços na América Latina”, no sábado, e o ato político de solidariedade “Nos 50 anos do golpe militar no Chile – Não ao fascismo!” no domingo.

Leia também: Na Presidência do G20 pela primeira vez, Lula estabelece prioridades para 2024

Como acontece todos os anos, a Barraca do Brasil está montada para a distribuição de materiais informativos, venda de livros, camisetas, produtos que promovem as causas e lutas atuais do partido. Também participa do estande brasileiro o coletivo de bordadeiras progressistas Pontos de Luta. Durante a festa, dois shows de artistas brasileiros são bastante esperados: a dos respeitados pioneiros do punk brasileiro Ratos de Porão e a da banda Francisco El Hombre, famosa por seus posicionamentos políticos e pela militância contra a extrema direita no Brasil nos últimos anos.

Para os portugueses, está edição da Festa do Avante! é um momento histórico. Ela dá início às comemorações do cinquentenário da Revolução dos Cravos, que acontece em 2024. A Festa marca também um momento de renovação em sua direção. Será a primeira vez que o novo secretário geral do PCP, Paulo Raimundo, que substitui Jerônimo de Souza, líder por 18 anos do partido, fará a abertura do encontro.

O Portal Vermelho está presente na Festa do Avante! e trará todas as informações sobre o encontro. Acompanhe!