Cultura, gastronomia e política andam juntas na Festa do Avante!

A 47ª edição do evento tem como característica principal a grande diversidade de atrações para o público de todas as idades. O Portal Vermelho acompanhou o evento.

Foto: Reprodução redes sociais Festa do Avante!

Participar de toda a programação da Festa do Avante!, o grande encontro mundial das esquerdas que acontece em Portugal há quase 50 anos, é uma atividade que requer bastante disposição para os camaradas de diversas partes que se reuniram desde a última sexta-feira (1), na região do Seixal, zona metropolitana de Lisboa. A 47ª edição do evento, como de costume, tem como característica principal a grande diversidade de atrações para o público de todas as idades. O Portal Vermelho acompanhou o evento desde o início e circulou pelos diversos espaços montados de forma coletiva e solidária pelos militantes do Partido Comunista Português (PCP).

No “Espaço das Artes”, um grande pavilhão de exposições, instalações de artes visuais contavam a história da resistência portuguesa à ditadura salazarista, por diversas décadas do século XX, e também os bastidores da Revolução dos Cravos, que libertou o país em 25 de abril de 1974. Já o Cine Avante trouxe mais de 10 filmes com temas como a reforma agrária, os direitos das mulheres e a situação econômica das classes trabalhadoras na Europa. A Festa também conta com uma feira do Livro, com atividades esportivas e com muitas atividades para as crianças. E como grande atrativo do evento estão a sua programação musical e gastronômica, com uma vasta pluralidade de comidas típicas de Portugal e do mundo todo.

A lista de artistas e bandas que sobem ao palco do Avante guarda opções para todos os gostos. Cumbia, fado, rock português, reggaeton, música eletrônica, música instrumental e até um concerto sinfônico estão no cardápio. Entre tantos nomes convidados, dois deles vindos do Brasil fizeram grandes apresentações no Palco 25 de Abril, o principal do Avante!, no último sábado (2). Quem subiu primeiro foi a jovem porém catártica banda Francisco El Hombre, que tem um show intenso e politizado, contando com grande interação do público. Boa parte do público português já conhecia o grupo e quem não conhecia já foi contaminado pela sua energia logo na música de abertura, “Tá com Dólar, tá com Deus”. Como de costume, os integrantes do Francisco El Hombre entregaram grandes momentos musicais como o hino feminista “Triste, Louca ou Má” e a coreográfica “Chão, Teto, Parede”.

Leia também: Festa do Avante! em Portugal reúne lutas de todos os continentes

Em seguida, a Festa do Avante! estremeceu com o peso e os mais de 40 anos de história de uma banda lendária do punk rock brasileiro e mundial. Os Ratos de Porão fizeram um dos shows mais aguardados do festival com a sonoridade avassaladora do rock periférico e operário de São Paulo, resistente desde os tempos da ditadura militar brasileira. João Gordo e seus companheiros deram seu recado na Festa do Avante!, com protestos contra a extrema direita brasileira, críticas radioativas ao poder econômico capitalista e clássicos como “Crucificados pelo Sistema” e “Aids, Pop, Repressão”. 

Um pouco mais acima do Palco 25 de Abril, na barraca do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), o samba dava o tom da trilha sonora, mas a fila de visitantes estava também em busca de outros ativos nacionais. Ininterruptamente, a cozinha entregava pratos e pratos de feijoada, caldo de feijão, tigelas de açaí com frutas, brigadeiros e, claro, a tradicional caipirinha. Da mesma maneira, logo ao lado, na barraca da Itália, o espaguete à bolonhesa era o carro chefe dos apetites. No estande espanhol, a paella e o gaspacho, na palestina o shawarma, na caboverdiana a cachupa, além das incontáveis opções gastronômicas que representam dezenas de cidades e regiões portuguesas, de norte a sul do país. Uma das principais características da feira gastronômica do Avante! é oferecer refeições diversificadas a preços mais acessíveis.

O Avante e a Integração da América Latina

Segundo a secretária de Relações Internacionais do PCdoB, Ana Prestes, um saldo positivo da participação brasileira na festa, neste ano, é a grande integração que está sendo construída entre os diversos países da América Latina. Ela participou, também no sábado, de um debate voltado a esse tema, “Vivemos um momento de luta e de resistências, mas também de avanços. Acreditamos muito neste momento na capacidade do Brasil e do presidente Lula de coordenar diferentes iniciativas para que a América Latina avance na superação dos seus traumas e suas contingências mais importantes, que são a fome e a falta de acesso a bens fundamentais para a nossa população”, disse.

A presença brasileira na Festa do Avante! também é fundamental para a construção da segunda edição do Festival Vermelho, o evento organizado pela Fundação Maurício Grabois e pelo PCdoB, com o objetivo de incluir o Brasil na lista dos países que reúnem grandes festivais culturais e políticos de esquerda ao redor do mundo. A primeira edição do Festival Vermelho foi realizada em 2022, nas comemorações dos 100 anos do PCdoB. A próxima edição acontecerá em 2024 e é inspirada em outras como o Avante! e a Fête de L´Humanité, da França. O objetivo é relembrar, celebrar e fortalecer a luta pelo socialismo no Brasil.