PF cumpre busca e apreensão em 7 estados na 16ª fase da Operação Lesa Patria

A fase é considerada uma das mais importantes pelos investigadores por ter como alvo grandes financiadores dos atos golpistas do 8 de janeiro.

Foto: Joedson Alves/Agência Brasil

A Polícia Federal cumpre nesta terça (5) 53 mandados de busca e apreensão contra suspeitos de financiar os atos golpistas do dia 8 de janeiro. A 16ª fase da Operação Lesa Pátria é considerada uma das mais importantes pelos agentes por ter como alvo grandes empresários.

De acordo com a PF, os mandados foram autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e visitam endereços em sete estados: Ceará (2 mandados), Mato Grosso do Sul (2), Minas Gerais (26), Santa Catarina (3), São Paulo (12) e Tocantins (2).

A 16ª fase da Operação Lesa Pátria mira na “indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados”. Os mandados foram autorizados pelo Supremo Tribunal Federal.

Apura-se que os valores dos danos causados ao patrimônio público possam chegar à cifra de R$ 40 milhões. Os autores podem ser condenados a ressarcir os cofres públicos.

Em comunicado, a PF não confirmou oficialmente a identidade dos suspeitos. Apurações da TV Globo e UOL divulgaram os nomes de Marici Junqueira de Andrade Bernades, uma socialite de Araraquara (SP), Rodrigo Augusto Albani Borini, filho do ex-prefeito de Birigui (SP) e Rodrigo de Souza Lins, suplente do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) na Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul.

Os investigados são suspeitos de crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

Nas redes sociais, o ministro da Justiça Flávio Dino defendeu a Constituição e o Estado Democrático de Direito. “Sobre os atos golpistas de 8 de janeiro, Polícia Federal cumpre hoje mais 53 mandados judiciais, com busca e apreensão, além de indisponibilidade de bens. O trabalho continua em defesa da nossa Pátria ??, em semana tão simbólica. Que nunca mais queiram rasgar a nossa Constituição e destruir o Estado Democrático de Direito”, disse Dino.

Até o momento, a Lesa Pátria já cumpriu 78 mandados de prisão; 277 mandados de busca e apreensão; e instaurou 17 inquéritos.

Autor