Porto Alegre recebe 3º Encontro de Comunicadores e Ativistas Digitais

Evento é neste sábado (16). Entre os convidados estão o secretário-executivo da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Ricardo Zamora, e o coordenador do Barão de Itararé, Altamiro Borges

O Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e a Comissão Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais (BlogProg) promovem, no próximo sábado (16), o 3º Encontro de Comunicadores e Ativistas Digitais do Rio Grande do Sul. A atividade, que conta com o apoio do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) e suas entidades filiadas, será realizada no Auditório do CPERS Sindicato, em Porto Alegre, a partir das 9h.

A iniciativa reunirá jornalistas, ativistas e comunicadores populares e contará com as presenças do secretário-executivo e ministro em exercício da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Ricardo Zamora, e do coordenador do Barão de Itararé, Altamiro Borges.

Segundo a organização, o evento tem como objetivo discutir e fomentar soluções para a comunicação ativista, popular e comunitária no contexto da cultura da desinformação. As inscrições estão abertas e são gratuitas (clique aqui), sendo possível a participação tanto presencial quanto remota. 

“Nossa expectativa é que seja um momento importante de reflexão para os comunicadores e ativistas no estado. Que a gente se encontre e converse sobre os nossos fazeres, dificuldades, compartilhe nossas necessidades e elabore propostas para a democratização da comunicação”, diz Kátia Marko, editora do Brasil de Fato RS, diretora do Sindicato dos Jornalistas RS e integrante do Conselho Deliberativo do FNDC. 

O Encontro acontece das 9h às 16h, no CPERS Sindicato (Av. Alberto Bins, 480 – Centro Histórico, Porto Alegre).

Programação

Mesa 1: Para democratizar a comunicação (as regulações das mídias tradicionais e digitais). Ricardo Zamora, secretário-executivo e ministro em exercício da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom); Katia Marko – conselho deliberativo do FNDC; Altamiro Borges – Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé e Leonardo Rodrigues Echevarria (Preto) – Comitê Gaúcho do FNDC (Cpers) e membro do coletivo Pão com Ovo.

Mesa 2: Roda de diálogo para levantar propostas de como fortalecer as mídias alternativas, comunitárias e públicas e aprovação da Carta de Porto Alegre.

(PL)

*Atualizada em 15/09 para alteração de informações

Autor