A França é vermelha! Confira a 88ª Fête de L’Humanité

Os franceses, que tem se mobilizado no último período contra as ameaças aos direitos no país, participam com grande interesse e curiosidade da festa dos comunistas

As ruas de Bretigny sur Orge, pequena comuna de 26 mil habitantes no departamento de Essone, ao sul de Paris, estão tomadas de pessoas, de muitas partes da França e de todo o mundo, que não param de chegar ao gigantesco espaço montado na cidade para a Fête de L’Humanité, o grande festival político e cultural realizado pelo jornal L’Humanité e pelo Partido Comunista Francês (PCF).

O grande encontro das esquerdas no país chega à sua 88ª edição conseguindo aliar as expectativas de um megaevento com o clima comunitário e colaborativo da militância comunista, que constrói a festa com carinho e muito trabalho coletivo. A Fête de L’Humanité começou nesta sexta-feira (15) e vai até domingo (17).

O Vermelho está presente e acompanhou, antes de tudo, o encontro de pré-lançamento da festa na última quinta (14), com uma visita técnica às instalações onde a programação é realizada. Foi oferecido um jantar, com a participação do secretário-geral do PCF e diversos membros do comitê central do partido.

Foi um momento valioso de trocas e a chance de a delegação do Brasil acumular conhecimentos também para a realização do próximo Festival Vermelho, que acontecerá no ano de 2024. Em meio ao jantar, solidariamente partilhado nas amplas mesas do repertório, o PCF deu as boas-vindas às muitas delegações comunistas estrangeiras presentes.

No primeiro dia da Festa, um dos grandes destaques foi o lançamento da Vila Mundo, uma vasta cidade montada com estandes de todos os continentes, misturando culturas e apresentando as lutas de cada país. A quantidade de idiomas, cores, vestimentas, cheiros presentes na Vila contagia os visitantes.

Os franceses, que tem se mobilizado fortemente no último período contra a escalada das reformas neoliberais e as ameaças aos direitos no país, participam com grande interesse e curiosidade de toda a Vila. Além disso, um dos grandes destaques da festa é a feira gastronômica, com uma imensa diversidade de sabores e temperos de todos os cantos.

Este é o segundo ano consecutivo em que a festa está sendo realizada em Bretigny Sur Orge e sua grande estrutura mostra o grande poder de organização e mobilização do PCF e sua militância.

Entre os inúmeros debates que são realizados ao longo da programação, estão temas de grande centralidade na agenda da França e da Europa no geral, como a situação dos imigrantes no continente, a guerra na Ucrânia, a resistência às políticas de austeridade fiscal e a radicalização dos grupos da extrema direita na região.