Governo prevê R$ 10 bilhões na Bolsa de Nova York com títulos verdes

Inédita, a captação de recursos para a sustentabilidade ecológica seria realizada através de títulos da dívida negociados com investidores internacionais.

Foto: Ministério da Fazenda/ Reprodução

O governo brasileiro lançou nesta segunda (19), na bolsa de valores de Nova York (EUA), um pacote de títulos da dívida externa do país para financiar projetos de proteção ambiental. Os chamados títulos verdes podem arrecadar cerca de R$10 bilhões, segundo o Ministério da Fazenda.

“Isso é o começo de um processo. Estamos em um período de silêncio agora, portanto o Tesouro é que vai julgar a conveniência do quanto e quando colocar esses títulos no mercado”, afirmou o ministro Haddad, em conversa com jornalistas.

Haddad faz parte da delegação brasileira que viajou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a abertura da 78ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Lula e seus ministros vem participando de encontros com empresários e autoridades do governo dos Estados Unidos. A intenção é atrair interesse em investimento estrangeiros em projetos sustentáveis. Haddad disse ter concluído um road show em 36 eventos diferenciados.

“Já atendemos mais de 60 fundos de investimento. A receptividade é a melhor possível, sobretudo porque esse recurso fica carimbado para financiar projetos sustentáveis, com taxas de juros mais convidativas do que nós temos hoje”, informou o ministro.

Na prática, o governo vai emitir papéis no mercado internacional e os recursos captados de investidores estrangeiros, através dos títulos (green bonds), serão destinados ao financiamento de projetos voltados à sustentabilidade ambiental.

Considerado um dos encontros mais importantes da agenda da comitiva brasileira, o evento “Brasil em Foco: Mais Verde e Comprometido com o Desenvolvimento Sustentável” também contou com a participação da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, além dos presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco. O evento foi realizado na Bolsa de Valores de Nova York.

Em um dos encontros, o Departamento de Estado americano disse que vai enviar uma “missão verde” ao Brasil no próximo sábado (22) que visitará 25 empresas. O anúncio foi feito após uma reunião bilateral entre Haddad e o representante especial dos Estados Unidos para o Clima, John Kerry, realizada na tarde de segunda (18).

Autor