Câmara realiza ato no Dia Nacional de Luta pela Pessoa com Deficiência

Deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA) reforçou a importância do envolvimento dos entes federados na garantia e no cumprimento das leis em defesa das pessoas com deficiência

Márcio Jerry defende maior participação de estados (Foto: Richard Silva/PCdoB na Câmara)

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência realizou na manhã desta quinta-feira (21), ato comemorativo em alusão ao Dia Nacional de Luta pela Pessoa com Deficiência. O deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA), que preside o colegiado, é um dos autores do requerimento que pediu a realização do ato na Câmara dos Deputados.

A solenidade teve como mestre de cerimônias o influencer digital da inclusão Ivan Baron, que destacou a necessidade de reafirmar o compromisso de todas as entidades e o poder público em buscar diariamente políticas mais inclusivas e que não apenas respeitem, mas atendam em plenitude as pessoas com deficiência.

Leia mais: Deputado defende urgência para ampliação do uso de tecnologias assistivas

Márcio Jerry destacou o trabalho da comissão ao buscar dar celeridade e apreciação nas proposições que tramitam na Casa e endossou a necessidade dos entes federados (União, estados e municípios) a desenvolverem políticas dedicadas às pessoas com deficiência em todo o Brasil.

“Precisamos buscar entre esses entes federados mais complementariedade nas ações desenvolvidas em defesa das pessoas com deficiência. Se há um envolvimento maior desses entes, poderemos ter políticas mais efetivas e inclusivas. Um pensamento que reverbera hoje neste evento, mas que devemos transbordar todos os dias visando à plena garantia de direitos das pessoas com deficiência,” enfatizou.

O ato contou com a participação de parlamentares da comissão, além de representantes da sociedade civil. Dentre as personalidades engajadas na causa estavam a idealizadora e fundadora da ONG Escola da Gente, Cláudia Werneck, a influencer digital, Clara Marinho e o atleta paralímpico Aloisio Lima.

Durante o evento foi lançado um glossário proposto pela comissão contendo terminologias sobre pessoas com deficiência na era da inclusão e um desfile de moda promovido pelo grupo Fashion Inclusivo.