Eventos de lançamento do Novo PAC em SP e MG são adiados

Por recomendação médica, Lula deve repousar uma vez que tem cirurgia no quadril marcada para a próxima semana. Presidente faz questão de estar presente nos eventos

O presidente Lula no lançamento do Novo PAC | Foto: Ricardo Stuckert/PR

O lançamento do Novo PAC (Programa de Aceleração de Crescimento) em São Paulo pelo presidente Lula foi adiado. O evento que estava programado para a próxima segunda-feira (25) e iria ocorrer no Memorial da América Latina, zona oeste da capital, terá uma nova data ainda não divulgada. Era esperado que um evento de mesmo porte ocorresse em Minas Gerais também na próxima semana. A decisão pelo adiamento ocorre pois Lula tem cirurgia no quadril marcada para a sexta-feira (29).

A recomendação médica visa preservar a saúde do presidente, com maior tempo de repouso, antes do procedimento. Além disso, Lula permanece em Brasília para decisões importantes como as indicações aos cargos de procurador-geral da República e para vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), com a aposentadoria da ministra Rosa Weber.

Leia também: Líderes no Congresso dizem que Lula retoma protagonismo brasileiro no mundo

Nesta sexta (22), ele tem agenda no Palácio do Planalto com Li Xi, membro do Comitê Permanente do Politburo e Secretário da Comissão Central de Inspeção Disciplinar do Comitê do Partido Comunista da China.

O presidente retornou na quinta (21) dos Estados Unidos, após realizar o discurso de abertura da 78ª Assembleia Geral da ONU, assinar parceria pelos Direitos dos Trabalhadores e Trabalhadoras com o presidente dos EUA, Joe Biden, e negociar “caminhos para a paz” com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Como noticiado até mesmo pela grande mídia, o discurso de Lula na ONU foi aplaudido, ao menos, sete vezes pelos presentes e marcou a retomada, em definitivo, do Brasil como um dos protagonistas na diplomacia mundial – muito diferente do isolamento em que Jair Bolsonaro relegou o país.

*Com informações g1 e Valor