Lula saúda 70 anos de resistência e inovação da Petrobras

Lula fez um apelo para que a companhia participe mais ativamente na transição energética brasileira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou um vídeo em que discurso durante o evento comemorativo dos 70 anos da Petrobras no Cenpes (Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Mello), no Rio de Janeiro, cidade-sede da companhia.

Ainda em recuperação em função das cirurgias realizadas na última semana e sem poder receber visitas no Palácio da Alvorada, Lula publicou um vídeo em seus canais oficiais celebrando os 70 anos da Petrobras. 

Em discurso proferido em comemoração aos 70 anos de fundação da Petrobras, o presidente Lula expressou seu orgulho pela companhia e destacou a importância histórica da empresa para o Brasil.

O discurso de Lula é uma celebração da história e importância da Petrobras para o Brasil, ao mesmo tempo em que destaca a necessidade de inovação e adaptação da empresa aos desafios do futuro, incluindo a transição para fontes de energia mais limpas.

Lula criticou as tentativas de privatização da empresa. “A Petrobras não pode ser vista como uma empresa qualquer. Ela é a empresa mais importante que nós temos no Brasil. E vocês sabem que muitas vezes tentaram destruir a Petrobras. Tentaram até mudar o nome da Petrobras. Tentaram privatizar, mas em função de precisar passar pelo Congresso Nacional, resolveram vendê-la em fatias”.

Lula relembra a criação da Petrobras, enfatizando que há 70 anos, muitas pessoas duvidavam da existência de petróleo no Brasil e eram contra a criação da empresa. Ele elogia a coragem do então presidente Getúlio Vargas e do povo brasileiro por defenderem a ideia de que o petróleo é um recurso nacional.

Muito além do petróleo

O presidente destaca que a Petrobras vai além de uma empresa de petróleo, sendo uma empresa de desenvolvimento industrial, energético e de pesquisa. Ele elogia os esforços em pesquisa e desenvolvimento, especialmente em exploração de petróleo em grandes profundidades, mencionando a descoberta do pré-sal como um marco.

Lula faz um apelo para que a Petrobras participe mais ativamente na transição energética brasileira, abraçando fontes de energia renovável, como eólica, solar, hidrogênio verde e biomassa, para que o Brasil se torne um grande centro de produção de energia limpa.

Ele elogia os funcionários da Petrobras, incluindo geólogos, engenheiros e operários, e expressa seu orgulho pela empresa. Lula ressalta que a Petrobras continuará sendo uma grande empresa de energia mesmo quando o petróleo se esgotar.

No final, ele faz uma analogia poética, comparando a Petrobras à chegada da primavera e destacando que, apesar das adversidades e tentativas de destruição, a empresa está de volta, mais forte e mais respeitada.

Autor