Movimentos fazem ato em solidariedade ao povo palestino em SP

Os Movimentos Populares propõem a construção de um calendário de mobilizações em torno da causa palestina contra apartheid sionista

Foto: Reprodução

Movimentos populares realizam, nesta quarta (11), um ato em solidariedade ao povo palestino no galpão do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), no centro de São Paulo. O evento contará com manifestações políticas da comunidade palestina, em São Paulo, além de intervenções artístico-culturais.

Os movimentos se mobilizam em manifesto pelo imediato fim dos bombardeios e do bloqueio à Faixa de Gaza, o fim de todos os muros de Apartheid e a libertação de todos os presos políticos palestinos

A atividade tem início às 18 horas, na Al. Eduardo Prado, 460, Campos Elíseos, ao lado do Armazém do Campo, do MST.

Desde a ofensiva do Hamas no último sábado (7), Israel iniciou um cerco sem precedentes à Faixa de Gaza, com cortes de energia, bloqueio de suprimentos e intensificação dos ataques. De acordo com as autoridades israelenses e palestinas, o número de mortes já chega a 2,2 mil pessoas.

Os movimentos se mobilizam em manifesto pelo imediato fim dos bombardeios e do bloqueio à Faixa de Gaza, o fim de todos os muros de Apartheid e a libertação de todos os presos políticos palestinos.

Para as lideranças, é hora de fortalecer o movimento de boicotes, desinvestimento e sanções (BDS) contra o apartheid israelense como forma eficaz de pressionar a Israel e acabar com a cumplicidade internacional.

Durante o evento, a mobilização lança uma Carta Conjunta dos Movimentos Populares, propondo ainda a construção de um calendário de mobilizações que conduza a outras ações em Solidariedade e culmine no Festival Palestina Livre, na Semana de Solidariedade Ao Povo Palestino, entre 25 e 29 de novembro.

“Nos mobilizamos por uma Paz justa: igualdade, liberdade e justiça andam juntas. O apartheid de Israel precisa ter fim, com a garantia da autodeterminação e todos os direitos dos palestinos e palestinas, entre eles o direito ao retorno, a desocupação dos territórios palestinos tomados em 1967 e a cidadania daqueles palestinos que vivem em territórios denominados Israel”, indica a convocação feita pelos Movimentos.

O evento contará com a participação do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), além da União Nacional dos Estudantes (UNE), Movimento Sem Terra (MST), Movimento Boicote, Desinvestimento e Sanções (BDS), Coordenação Nacional de Entidades Negras (CONEN) e outros partidos políticos, como, PT, PCB, PCB-RR, com seus respectivos agrupamentos de juventude.

Autor