Vini Jr vence o Prêmio Sócrates por iniciativa contra o racismo

Instituto Vini Jr foi reconhecido pela France Football pelo programa de capacitação de professores em práticas pedagógicas antirracistas

Foto: Reprodução

O atacante Vinícius Junior, da seleção brasileira e do Real Madrid, foi condecorado nesta segunda (30) com o Prêmio Sócrates da “Bola de Ouro” da France Football, revista que premia os melhores jogadores de futebol do mundo.

A honraria é concedida ao jogador que realiza “as melhores ações solidárias” no mundo do futebol. No caso do brasileiro, foi pelo trabalho do “Instituto Vinicius Jr.”, que ajuda crianças carentes especialmente no Rio de Janeiro.

“Estou muito feliz de receber esse prêmio. Poder ajudar tantas crianças no Brasil e no meu bairro. Sair da favela, é muito improvável chegar aqui. É um sonho e é muito especial para mim estar aqui com todos vocês”, disse em seu discurso.

Um dos diferenciais e diretrizes do instituto, presidido pelo próprio atleta, é a capacitação de professores em práticas pedagógicas antirracistas.

“Chato sempre ter que falar sobre racismo, mas estou preparado para isso, para sempre poder falar quando for necessários para todos seguirem fortes porque vou lutar por eles. Espero que todos os jogadores possam nos ajudar”, desabafa Vini Jr.

Neste sábado (28), o jogador foi novamente vítima de racismo enquanto disputava o clássico contra o Barcelona. Por meio das redes sociais, o jornalista brasileiro Victor Boni, do Marca, filmou o torcedor que estaria chamando Vinícius Júnior de “mono” (macaco, em espanhol).

Na semana anterior, ao visitar o Sevilla, o atleta também foi alvo de diversas ofensas racistas. Revoltado, Vini Jr chegou a levar o cartão amarelo.

Desde julho de 2018 o brasileiro vem sendo alvo recorrente de manifestações racistas na Espanha e em outros gramados europeus.

Prêmio Sócrates

Em outubro de 2022, foi o senegalês Sadio Mané quem foi coroado pela primeira vez pelo Prêmio Sócrates.

Mané foi recompensado pelo seu investimento no desenvolvimento da sua aldeia natal, Bambali, no sul do Senegal, onde financiou um hospital e incentivou a igualdade de acesso de rapazes e mulheres à prática de futebol.

No ano passado, o senegalês Sadio Mané venceu o prêmio. Em 2019, ele inaugurou uma escola na mesma província onde nasceu e no ano seguinte fez uma doação de 40 mil libras ao governo senegalês para atuar no combate ao coronavírus.

A Revista France Football anunciou no ano passado a criação do Prêmio Sócrates, homenagem ao ex-jogador do Corinthians e da Seleção, morto em 2011.

O nome de Sócrates foi escolhido pela France Football por causa do envolvimento do volante brasileiro na “Democracia Corintiana”, movimento ocorrido no início da década de 1980, que teve a luta pelo fim da ditadura militar no Brasil como uma das principais bandeiras.

Iniciativas em prol da integração social, desenvolvimento ambiental ou ajuda a populações em grande precariedade ou vítimas de conflitos serão recompensadas com o prêmio.

Autor