The Best da Fifa imortaliza Marta e premia Vini Jr

“Prêmio Marta” será entregue à autora do gol mais bonito do futebol feminino. Prêmio Puskás ficou com o brasileiro Guilherme Madruga

Foto: Divulgação/ FIFA

Apesar da recentes frustrações nos últimos anos, o futebol brasileiro segue sendo premiado no Fifa The Best 2023, cerimônia que coroa os protagonistas do esporte na última temporada.

Nesta segunda (15), a maior jogadora de todos os tempos, a brasileira Marta, considerada seis vezes como a melhor atleta da temporada, foi anunciada como “imortal” pela entidade e ainda dará nome a uma nova categoria no prêmio.

A partir de 2024, o The Best contará com o “Prêmio Marta”, que será entregue à autora do gol mais bonito do futebol feminino no ano, semelhante ao que é feito com o Prêmio Puskás, que até 2023 servia tanto para homens como para mulheres.

“É sempre difícil subir neste palco e não se emocionar. Isso aqui é muito mais especial. Difícil até de encontrar palavras. Mas eu quero que, assim como estou enxergando nesta homenagem, quero que todas as mulheres possam também enxergar um futuro promissor. Onde não seja direcionado somente ao futebol, mas a qualquer atividade. O que a gente busca diariamente é fazer com que o mundo seja melhor para todos, sem distinção, buscar igualdade, respeito”, afirmou a maior jogadora de todos os tempos.

“E deixo essa mensagem para todos que têm o poder de transmitir essa mensagem, que façam, porque as próximas gerações vão agradecer, assim como agradecemos a um Ronaldo, um Zagallo, um Pelé”, concluiu.

O Prêmio Puskas, oferecido ao gol eleito como o mais bonito da temporada, foi entregue ao meio-campista, também brasileiro, Guilherme Madruga. No dia 27 de junho, pela 14ª rodada da Série B, Madruga aproveitou rebote da zaga do Novorizontino e, de fora da área, acertou uma bicicleta que encobriu o goleiro Jordi. O gol deu a vitória ao Botafogo-SP no Estádio Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte (SP).

Curiosamente, Guilherme Madruga anotou um outro gol incrível pelo Botafogo-SP, que também poderia concorrer ao Prêmio Puskás. Novamente contra o Novorizontino, pela 33ª rodada da Série B, o volante recebeu atrás do meio de campo e, ao ver Jordi adiantado, bateu por cobertura, anotando um novo gol antológico.

“Hoje é um dia único na minha vida, com certeza está marcado na minha história e na memória de todos aqueles que me acompanham desde o começo da minha trajetória. Meu primeiro agradecimento é a Deus. Eu estava emprestado ao Botafogo e só queria ser comprado pelo Botafogo. Esse era meu objetivo. Eu fui comprado e já fui vendido, vou disputar pela primeira vez a Série A do Brasileiro”, disse Madruga.

Na mesma noite, o atacante brasileiro Vinicius Junior foi escolhido para a seleção do ano, prêmio que seleciona os 11 melhores jogadores de 2023, formando o “time ideal” da temporada. No último domingo, o atacante marcou três gols sobre o arquirrival Barcelona na decisão da Supercopa Espanhola. O placar de 4 a 1 deu o 13º título do campeonato ao Real Madrid.

Mais de 28 mil jogadores profissionais participaram dessa votação mundial. O time ideal é a única premiação global que é decidida exclusivamente por atletas. Foram 23 jogadores entre os finalistas, avaliados pela performance durante o período entre 19 de dezembro de 2022 e 20 de agosto de 2023.

Ao final, são escolhidos um goleiro, três defensores, três meio-campistas e os três atacantes mais votados. A última vaga no time é destinada ao jogador de linha com o maior número de votos no geral.

VEJA O TIME IDEAL MASCULINO:

GOLEIRO: Courtois (Bélgica e Real Madrid)

DEFENSORES: Ruben Dias (Portugal e Manchester City), Stones (Inglaterra e Manchester City e Walker (Inglaterra e Manchester City)

MEIO-CAMPISTAS: Bernardo Silva (Portugal e Manchester City), De Bruyne (Bélgica e Manchester City) e Bellingham (Inglaterra, Borussia Dortmund e Real Madrid)

ATACANTES: Messi (Argentina, PSG e Inter Miami), Haaland (Noruega e Manchester City), Mbappé (França e PSG) e Vinicius Junior (Brasil e Real Madrid)

A noite ainda coroou o argentino Lionel Messi como melhor jogador de futebol pela oitava vez na carreira. O camisa 10 do Inter Miami, também vencedor da Bola de Ouro em 2023, superou o favorito Haaland, do Manchester City, e Mbappé, do PSG, que completaram o pódio.

Desta vez, no entanto, o clima foi de constrangimento, uma vez que, depois de ser campeão do mundo na temporada passada, Messi teve rendimento bem abaixo do norueguês Haaland. O próprio argentino votou no atacante.

Veja a performance dos três finalistas no período analisado:

Messi: 32 jogos, 24 gols e oito assistências

Haaland: 41 jogos, 35 gols e seis assistências

Mbappé: 28, 27 gols e sete assistências

Entre as mulheres, a espanhola Aitana Bonmatí, do Barcelona, recebeu o prêmio Fifa The Best de melhor jogadora do mundo em 2023, superando na votação sua colega de seleção Jenni Hermoso, do Tigres (MEX), e a colombiana Linda Caicedo, do Real Madrid.

“Começar 2024 recebendo um prêmio como este é um orgulho muito grande. Gostaria de agradecer às minhas equipes, o Barcelona e a seleção espanhola, às minhas companheiras e a todos que nos acompanharam. Por fim, dou parabéns às outras indicadas, quero dizer do orgulho que tenho de fazer parte de uma geração de mulheres que estão mudando o rumo do esporte”, afirmou a espanhola.

Bonmatí foi uma das campeãs do mundo com a seleção da Espanha na última Copa do Mundo feminina, na Austrália e Nova Zelândia, em 2023, e atual campeã da Champions League, o principal torneio entre clubes da Europa.

Autor